Origem | O que é

A Psicologia da Arte consiste na descrição e explicação das experiências psicológicas do indivíduo, assim como os seus comportamentos, quer na criação como na apreciação da arte sob diversas formas. Embora seja uma disciplina recente, é considerada como um método de autoconhecimento por trabalhar com o subconsciente.
A Arteterapia é um método de intervenção terapêutica que utiliza a atividade artística como promoção de saúde e qualidade de vida, abrangendo a arte plástica, literária, dramática, sonora e corporal a partir de técnicas expressivas, como o desenho, pintura, música, teatro, dança, poesia, modelagem, entre outras formas de arte.
Poderá ser utilizada como uma ferramenta que aumenta as possibilidades de expressão superando a abordagem tradicional baseada na linguagem verbal, abrangendo o campo clínico, educacional, comunitário e organizacional.
A arte é considerada como um canal de expressão da subjetividade humana que permite acessar conteúdos emocionais, desde traumas, aspetos das relações interpessoais, expectativas, identidade pessoal e coletiva, sexualidade, entre outros.

Alguns exemplos de formas de expressão:
- Desenho
- Pintura
- Música
- Teatro
- Dança
- Modelagem
Intervenção
A arteterapia apresenta diferentes aplicações – avaliação, prevenção, intervenção, tratamento e reabilitação – como um instrumento pedagógico e como caminho para o desenvolvimento pessoal.
Alguns dos principais benefícios são o desenvolvimento de competências sociais, redução de stress e ansiedade, sensação de bem-estar e de controlo comportamental. Em relação a artistas profissionais, ajuda no controle de emoções, estimula a motivação e a criatividade, a gestão de stress, reduz o nível de ansiedade, promove sensação de relaxamento e ajuda no desenvolvimento profissional.



Estudos recentes demonstram que a pintura permite a libertação de dopamina e de endorfina, de modo semelhante a quando se faz exercício físico.
Para os colegas interessados no tema, poderão pesquisar mais informações junto da Sociedade portuguesa de Arte-Terapia, no link: https://arte-terapia.com/
Boas reflexões!
…
Elaborado pelo Gabinete de Estágios
Referências Bibliográficas
- Gracinda e a Psicologia – https://gracindapsi.com/2018/06/01/psicologia-da-arte/
- Reis, A. C. dos .. (2014). Arteterapia: a arte como instrumento no trabalho do Psicólogo. Psicologia: Ciência E Profissão, 34(1), 142–157. https://doi.org/10.1590/S1414-98932014000100011
- 17º programa do Podcast “O frio é psicológico” – “Experiências de Psicologia e Arte: integração da dimensão artística na intervenção terapêutica”https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/noticia/3592