Hoje falamos dos Beatles!
Nasceram oficialmente a 12 de Agosto de 1960, terminando 10 anos depois. Contudo a sua influência continua pelos dias de hoje, nos diferentes músicos e estilos musicais.
Entre as relações próximas e os acasos da vida, a banda juntou-se com Jonh Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr.
Começaram a tocar em Liverpool, no The Cavern Club, apresentando-se empenhados em conquistar o seu espaço musical, ao mesmo tempo que definiam um novo estilo musical, abalando as normas da sociedade britânica e mundial.
Entre a persistência, o engenho e a criatividade o primeiro single surge Love Me Do, e arrebata o 1º lugar no top.
Desde esse momento, o sucesso surgiu com uma intensidade, que levou a uma tour intensa e demorada por todo o mundo, ao mesmo tempo que o planeta sofria transformações sociais e económicas de grande impacto emocional:
- A Luta dos Direitos Civis na America;
- As guerras coloniais e do Vietnam;
- A revolução cultural na China;
Em 1966, inicia-se um período de reflexão e investimento no trabalho de estúdio, acabando por criar um conjunto de 13 álbuns:
- Please Please Me (Parlophone, 1963)
- With the Beatles (Parlophone, 1963)
- A Hard Day’s Night (Parlophone, 1964)
- Beatles for Sale (Parlophone, 1964)
- Help! (Parlophone, 1965)
- Rubber Soul (Parlophone, 1965)
- Revolver (Parlophone, 1966)
- Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (Parlophone, 1967)
- Magical Mystery Tour (Capitol, 1967)
- The Beatles (Apple, 1968)
- Yellow Submarine (Apple Records, 1969)
- Abbey Road (Apple Records, 1969)
- Let It Be (Apple Records, 1970)
Entre as várias mudanças a nível espiritual, como o desenvolvimento das suas famílias, levaram a separação, originando carreiras separadas.
E em 1970, chegaram ao fim!
A importância dos Beatles no Emociona-Te!?
Falarmos de música, é falarmos de emoções – Alegria, Tristeza – nas mais distintas intensidades, com mensagens que nos tocam, que nos fizeram chorar e acreditar num amanha. E as músicas dos Beatles, acabaram por desenvolver essa reflexão sobre a nossa condição humana, pela sua fragilidade e imensidão.
Em momentos de reflexão, é a música que toca quando olhamos o horizonte, acreditando na possibilidade de mudar o dia a dia e transformando a nossa vida.
Por hoje ficamos com Let it be!
Bom som!