M.I. – Livro Isto Não é uma Selva

Hoje iremos falar do livro Isto Não é uma Selva de Susanna Isern e com a ilustração de Rocio Bonilla. Uma história sobre a importância de manter uma rotina!

NomeIsto Não é uma Selva
MarcaJacarandá Editora
LocalWook, Bertrand, Amazon
Custo aproximado10 – 13€

Recomendado para crianças em idade escolar (7 – 9 anos).

O livro permite trabalhar:

  • Desenvolvimento da auto-afirmação;
  • Emoções/sentimentos como a frustração, raiva, medo, etc.
  • Interiorização da importância da organização e arrumação do quarto;
  • Rotinas e tarefas;
  • Responsabilização;

Intervenção terapêutica e âmbito familiar

Quer para no âmbito terapêutico ou familiar, o livro permite refletir de forma lúdica e divertida acerca da importância da organização e arrumação do espaço pessoal da criança, o seu quarto. E, também, ajudar a criança a interiorizar que há tarefas que poderá assumir e pelas quais se responsabilizar.

Por outro lado, neste processo em que está a desenvolver estas competências, a criança irá deparar-se com diversas emoções e sentimentos, nomeadamente, com a raiva, frustração perante tarefas que não quer fazer. Será benéfico auxiliar a criança nesse caminho a identificar as suas emoções dando-lhes nome, validando-as, não sendo errado senti-las. Depois ajudá-la a refletir nas dificuldades que poderá sentir se tiver tudo desarrumado (como, por exemplo, não encontrar os seus brinquedos, não ter espaço para poder brincar no chão, os adultos ao mexerem nas suas coisas para arrumar poderem colocar em sítios onde ela não consiga saber onde estão ou deitar alguma coisa fora sem querer, etc).

Apesar de o “não” ser uma palavra desafiadora para os adultos/pais, e de a criança necessitar de ir desenvolvendo a compreensão de que não pode fazer valer sempre a sua vontade, pois há limites… Mas o “não” possui, ainda no crescimento da criança, um papel muito importante. O “não” permite à criança poder colocar um limite ao outro ou a uma situação que esteja a ser desconfortável ou penalizadora para a mesma. Possibilita à criança e futuro adolescente expressar o seu sentir e afirmar a sua vontade, possibilitando defender-se/proteger-se, em determinadas circunstâncias. Este material poderá ser útil também para ajudar a criança a diferenciar situações e a compreender o poder do “não” ao ser bem utilizado.

Boas leituras!