M.I. – Livro A Joaninha resmungona

Hoje vamos falar do livro A Joaninha resmungona de Eric Carle, uma história que prende a atenção do leitor até ao fim da história na expectativa de ver o que acontecerá.

NomeA Joaninha resmungona
MarcaKalandraka
LocalWook, Bertrand, Em Inglês: Amazon
Custo aproximado10 – 11€

Recomendado para crianças a partir dos 3 anos – 9 anos.

O livro permite trabalhar:

  1. Competências de comunicação e socialização;
  2. Aprender a partilhar;
  3. Respeito pelos outros e pela integridade física;
  4. Definição e reconhecimento dos limites para o próprio e para os outros;

Intervenção terapêutica e âmbito familiar

O livro possibilita, de forma lúdica e atravessando o mundo animal, auxiliar a criança a pensar em questões essenciais para se existir harmoniosamente em sociedade. Tais como, de que modo podemos iniciar um contacto/ conversa com os outros, de que forma podemos relacionarmo-nos respeitando o outro e o seu espaço individual, conseguindo identificar quais os limites da criança e do outro.

Em especial, o que não devemos fazer ao outro pois não gostaríamos que nos fizesse a nós e vai comprometer o nosso bem-estar/do outro. O saber partilhar consiste numa competência fundamental ao longo do crescimento, até para a criança se poder sentir mais confiante no estabelecimento de laços de amizade, na construção de um autoconceito e autoestima mais ajustados e promotores do desenvolvimento do seu potencial.

Recomendação: Poderá ser especialmente útil para crianças que facilmente se colocam em situações ingratas e até perigosas para si como, por exemplo, invadindo o espaço do outro e tendo um comportamento (verbal/não verbal) agressivo, o que poderá despoletar uma resposta por parte dos outros também agressiva, pois poderão sentir-se ameaçados. Aqui será importante o adulto, em conjunto com a criança, explorar as várias formas de comunicação para que possa aprender a relacionar-se com os outros salvaguardando-se de determinados conflitos e percebendo, também, quais as formas mais ajustadas para se conseguir defender.

Como exemplo de um jogo/atividade:

  • “O que eu não gosto que me façam/digam…”
  • “Sinto-me triste/zangado quando…”
  • “Para mim é importante que me digam…”
  • “Quando não consigo resolver um conflito, posso falar com…”

Boas leituras!