Hoje vamos falar do livro O Novelo de Emoções da autora Elizabete Neves, da Porto Editora.

Recomendado para crianças dos 3 – 6/7 anos.
O livro permite trabalhar:
- As emoções;
- Estratégias de visualização das emoções;
- Exemplos do quotidiano de quando sentimos determinadas emoções;
- Naturalização do que é sentir as emoções;
Intervenção terapêutica e âmbito familiar
Este material permite trabalhar-se as emoções com a criança, desde os seus 3 anos, ajudando-a a dar nome ao que está a sentir, a naturalizar que todos temos emoções e não há emoções más ou erradas.
Do mesmo modo que a personagem da história tem um amigo que a auxilia neste processo de descoberta, também a família ou o terapeuta pode assumir esse papel, sendo fundamental. Com crianças muito pequenas, ao sentirem as emoções e reagirem, as crianças ainda não têm a maturidade emocional para conseguirem identificar sozinhas o que estão a sentir e se regularem devidamente nas situações do dia-a-dia.

Sugestão – Poderá ser útil e organizador o adulto complementar a leitura da história com uma atividade lúdica com a criança, por exemplo:
- Criar uma espécie de novelo de lã com vários fios de cores distintas, conforme a história, que permitam à criança ter algo palpável e contentor no que diz respeito às emoções que vai sentindo e descobrindo;
- Desenho – permite à criança poder expressar o que está a sentir, mesmo que seja uma pintura ou desenho livre;
- Pintar no corpo (com tintas adequadas) ou no papel onde sentimos cada emoção, possibilitando à criança reconhecer as emoções no seu corpo;
- Criar uma música com a criança.
Boas leituras!