Hoje vamos falar de dois filmes que abordam a temática da demência.

O filme The Father aborda a perspectiva da pessoa, enquanto esta se vai perdendo na sua mente e na sua vida.
O manter a sua rotina, revelando dificuldades em preservar a sua autonomia, surgindo a necessidade da filha avançar com pedido de apoio.

O filme Head full of Honey aborda a demência sobre a perspectiva da família, quando confrontados com as alterações de comportamentos e o surgimento de posturas mais peculiares ou bizarras.
Cada um dos filmes apresenta os dilemas que as famílias enfrentam, as dificuldades em elaborar o luto, a necessidade de procurar respostas ajustadas às necessidades dos seus familiares, tentando respeitá-los e mantendo a sua dignidade, entre outras situações que vão surgindo.
São filmes que podemos recomendar, no contexto de:
- terapia;
- grupo, em âmbito de formação;
Numa vertente de acompanhamento terapêutico, podemos sugerir a visualização e abordar cada filme sobre as diferentes perspectivas que o utente possa estar a viver, seja como cuidador informal ou como familiar da pessoa com demência.
Sendo filmes com carga dramática, é importante avaliar em conjunto com o utente, se poderá sentir-se preparado para visualizar cada um dos filmes, como compreender e distinguir as diferentes fases da doença.
Será relevante refletir em sessão sobre o impacto da demência no seu dia-a-dia, após a sua visualização.


Num contexto de grupo, em âmbito de formação, os dois filmes são um bom instrumento para sugerir e posteriormente debater sobre:
- Dificuldades dos doentes;
- Significado do diagnóstico na rotina diária;
- Lutos individuais e familiares;
- Comportamentos peculiares;
- Perda gradual de competências;
- Gestão emocional do cuidador ou cuidadores informais;
- Gestão de expetativas familiares e individuais;
- Reorganização da dinâmica familiar face ao diagnóstico;



É relevante a compreensão do humor como ferramenta para gerir os comportamentos mais peculiares, como também o conhecimento cientifico para compreender o surgimento da desorganização mental e comportamental em determinados momentos e as estratégias de contenção e adaptação essenciais para superar as crises que vão surgindo.