M.I. O Conto dos Três Irmãos – J. K. Rowling

Hoje iremos falar do Conto dos Três Irmãos do livro Os Contos de Beedle, o Bardo, de J. K. Rowling.

NomeConto dos Três Irmãos
MarcaEditorial Presença
LocalWook, Bertrand, Fnac
Custo aproximado10 – 12€

Recomendado a partir da pré-adolescência (a partir dos 10/ 11 anos).

O livro permite trabalhar:

  • Sentimentos como humildade, coragem, confiança, desconfiança, arrogância, ambição, entre outros;
  • Descodificar mensagens importantes do conto, inerentes à condição humana;
  • Dilemas morais;
  • Ambivalência de sentimentos;

Intervenção terapêutica e âmbito familiar

O conto permite-nos viajar pelo mundo das histórias do Harry Potter entre outras que se complementam, sendo interessante por nos fazer refletir acerca de questões da existência humana. Possibilita, por exemplo, retirar mensagens importantes como, saber ser-se humilde pode proporcionar oportunidades que de outra forma com excesso de confiança ou de arrogância não sucederiam.

Há uma expressão que é utilizada: “tenho o rei na barriga” que exemplifica um pouco do que as personagens deste conto experienciaram, as quais tudo quiseram e transformaram o poder que lhes foi concedido em vingança e eventual luxúria, quando depois o desfecho foi coerente com o caminho que escolheram.

Mensagens estas subjacentes ao conto que nos desafiam a pensar sobre o que será realmente importante para cada um de nós e o que será que decidiríamos numa situação de dilema ou ambivalência de sentir. Como tal, é sobretudo recomendável este tipo de leitura a partir da pré-adolescência e para os adultos que lidam com miúdos destas idades, quer no âmbito familiar, terapêutico ou com vínculo de cariz diferente.

Boas leituras!