Hoje iremos falar do livro Um Livro de Sentimentos de Amanda Mccardie.
Este livro acompanha o Simão, a Catarina, os pais e o cão Feijão Peludo numa viagem rica pelas emoções do quotidiano. Desde a felicidade até à tristeza, passando pela vergonha, ciúmes, medo e raiva, a história explora, com sensibilidade e autenticidade, a complexidade do mundo emocional das crianças.
Ajuda a nomear sentimentos, compreender os seus efeitos e reforça a importância do amor e da validação emocional.
| Nome | Um livro de sentimentos |
| Marca | Livros Horizonte |
| Local | Livros horizonte, Bertrand, Almedina, Fnac, Wook |
| Custo aproximado | 13€ a 15€ |
Sinopse

Sentimentos. Todos os temos, e estão connosco a todas as horas. Este livro é sobre os sentimentos do Simão e da Catarina, um ponto de partida para uma viagem com os mais pequenos, ajudando-os a descobrir e a dar nome àquilo que sentem. Obrigatório para pais e educadores que desejam que as crianças cresçam tanto por dentro como por fora.
Recomendado dos 3 aos 5 anos.
Este livro permite trabalhar inúmeras competências, nomeadamente:
- Alfabetização emocional: nomear, identificar e distinguir diferentes emoções.
- Promoção da empatia: compreender como os outros se sentem e o motivo.
- Regulação emocional: desenvolver estratégias saudáveis para lidar com emoções intensas.
- Resolução de conflitos: aprendizagem de comunicação emocional e reconciliação.
- Fortalecimento dos vínculos familiares e sociais: reforço da importância do amor e da atenção.
- Validação emocional: mostrar que todos os sentimentos são legítimos, mesmo os difíceis.
Estratégias de Intervenção


—
Um Livro de Sentimentos é um recurso riquíssimo para trabalhar a educação emocional, os ciúmes entre irmãos, a validação de emoções difíceis, a resolução de conflitos, e a afirmação do amor familiar incondicional.
Com uma história realista e acessível, oferece um ponto de partida poderoso para discussões, atividades e intervenções terapêuticas em diversos contextos, mantendo sempre uma abordagem afetiva, segura e humanizante.
No âmbito familiar, podemos criar recorrer a atividade Caixa dos sentimentos da família que visa promover a comunicação emocional no seio familiar.
Recomendamos que a família construa uma caixa onde, ao final do dia, cada membro coloque um cartão com uma frase do tipo: “Hoje senti-me… porque…”. Uma vez por semana, abrem-se os cartões em conjunto e refletem sobre o que cada um viveu. Esta atividade visa estimular o diálogo emocional familiar, validar sentimentos mesmo os desconfortáveis, fortalecer o vínculo emocional e o apoio mútuo.

Num contexto de intervenção com mais pequenas crianças, poderá ser recomendado a estimulação sensorial, pela via dos sentidos como a visão e o tato, recorrendo a atividade Sentir com o Feijão Peludo, recorrendo a bonecos ou cartões com cães (como o Feijão Peludo com diferentes expressões). Podemos pedir a criança para escolher qual o sentimento que mais se parece com ela no momento e pedir para explicar o porquê. Podemos também inventar histórias com o Feijão e como ele reage a diferentes situações.
Mantendo o contexto de intervenção, podemos recorrer à atividade O diário das emoções do Simão e da Catarina, onde convidamos a criança a imaginar como o Simão ou a Catarina se sentiram em determinadas situações (como ciúmes, vergonha, tristeza, raiva, entre outros sentimentos) e a relacionar estes sentimentos com algo que já vivenciou. Podemos criar um pequeno diário ilustrado com frases como: “Eu sou como o Simão quando…”, “Eu entendo a Catarina porque…”.
Boas sensações!!!