Hoje iremos falar do Jogo Labyrinth Card, da Ravensburger. O jogo proporciona Inúmeras possibilidades de combinação para esta extensão da linha da série Labirinto! O caminho é criado gradualmente combinando novas cartas para coletar o maior número possível de tesouros.

Sinopse
Inúmeras possibilidades de combinação para esta extensão da linha da série Labirinto! O caminho é criado gradualmente combinando novas cartas para coletar o maior número possível de tesouros.
O objetivo é criar caminhos que comuniquem dois tesouros idênticos (baús, dragões, fantasmas, entre outros.). O cartão-alvo vale o vencedor.
Recomendado a partir dos 7 anos.
Este jogo permite trabalhar inúmeras competências, nomeadamente:
- Desenvolvimento cognitivo: Estimula a resolução de problemas, a estratégia e o raciocínio lógico.
- Estimulação sensorial: As imagens coloridas e os símbolos variados mantêm a atenção da criança.
- Promoção da socialização: As atividades em grupo incentivam a partilha, a comunicação e o respeito pelas regras.
- Regulação emocional: A necessidade de lidar com obstáculos promove a paciência e a capacidade de gerir frustrações.
Estratégias de Intervenção
O jogo Labyrinth Card transforma a lógica e a estratégia em ferramentas para desenvolver competências emocionais, sociais e cognitivas. As suas mecânicas simples, mas desafiantes, permitem que as crianças aprendam a resolver problemas, a trabalhar em equipa e a lidar com os imprevistos de forma divertida e educativa.
As atividades propostas fazem do labirinto um caminho não só para encontrar tesouros, mas também para descobrir habilidades essenciais para o dia a dia.
| Intervenção em Contexto Terapêutico | Contexto Escola |
| O Labirinto das Emoções | Caminhos Estratégicos e Desafios do Labirinto |
| Visa trabalhar a resolução de problemas, a flexibilidade cognitiva e a gestão da frustração. | Pretende desenvolver competências de raciocínio lógico, atenção e trabalho em equipa. |

Na atividade O Labirinto das Emoções, o psicólogo associa cada símbolo do jogo a uma emoção (por exemplo, a chave para a curiosidade, a espada para a raiva). Ao encontrar um símbolo durante o jogo, a criança deve partilhar uma situação em que sentiu esta emoção e como lidou com ela. Caso não consiga pensar numa situação, pode “desbloquear” a conversa movendo uma carta para abrir caminho no labirinto, simbolizando como se ultrapassasse obstáculos emocionais. Podemos usar cartões com palavras de emoções juntamente com o jogo.
O que se pretende: Ajudar a criança a identificar e expressar emoções, promovendo a reflexão sobre formas saudáveis de lidar com elas.

No Contexto Escolar, pretende desenvolver competências de raciocínio lógico, atenção e trabalho em equipa. Esta intervenção divide-se em 2 atividades:
Nos Caminhos Estratégicos, o/a docente divide os alunos em equipas. Cada equipa deve planear com antecedência o caminho para alcançar um símbolo específico, discutindo as jogadas possíveis antes de mover as cartas.No final, cada equipa explica a lógica por trás das suas decisões, promovendo a capacidade de argumentação.
O que se pretende: Estimular o raciocínio lógico, a capacidade de planear em equipa e a comunicação clara.
Nos Desafios do Labirinto – o/a docente cria desafios específicos (como alcançar um símbolo com apenas 5 movimentos) e as crianças devem encontrar a solução mais eficiente.
O que se pretende: Trabalhar a capacidade de resolução de problemas e a flexibilidade cognitiva.
Boas explorações.
O que se pretende: Trabalhar a capacidade de resolução de problemas e a flexibilidade cognitiva.