Jogo Sílabas

Nome

As Sílabas

Marca

Majora

Local de compra

Supermercados, Fnac, Wook

Custo aproximado

18€

 

O jogo As Sílabas surgiu inicialmente já a mais de uma década, na Majora, marca de jogos portuguesa, acabando por levar a muitas marcas brancas a fazerem jogos semelhantes.

Existem duas versões, uma delas que podemos procurar pelos vários baús, outra mais recente e em 3D.

 A versão mais antiga que temos nas nossas Malas Lúdicas é composta por:

  • 20 Cartões com diferentes imagens do quotidiano;
  • 40 pares de sílabas.

Cada um destes cartões, apresenta uma cor diferente, que ajuda a cada criança/adulto a encontrar a sua correspondência mais facilmente.

Intervenção com logo

 

 

Diferentes aplicações

 

Intervenção em Terapia da Fala & Psicologia 

Já a nova versão d’ As Sílabas é mais ajustada as diferentes necessidades dos técnicos.

No caso da Terapia da Fala, pretende-se que possa potenciar a conjugação das sílabas, sem a obrigatoriedade de manter os pares e a conjugação das cores, podendo inovar a construção silábica.

Este jogo pretende estimular:

  • Aquisição da consciência fonológica;
  • Desenvolvimento da linguagem;
  • Desenvolvimento da leitura e escrita;
  • Consciência silábica;
  • Categorização semântica – agrupar as imagens pelas suas categorias
  • Nomeação de imagens;
  • Construção frásica;
  • Definição de conceitos;

São diversas as imagens que podemos encontrar nas peças deste tipo de jogo, no entanto o mais antigo tem imagens das seguintes categorias:

  • Animais;
  • Alimentos;
  • Transportes;
  • Jogos;

No caso da Psicologia, poderá ser um recurso na elaboração de histórias, que potenciam a projecção da criança, pelas categorias de imagens que o material apresenta.

Pode ser apresentado como um jogo:

  1. Técnico tira 4 cartões;
  2. Criança tira 4 cartões;
  3. Viram;
  4. Procuram as sílabas associadas, pelo recurso do peixinho em tentativas de ver quem consegue construir as palavras primeiro;
  5. Construção das suas histórias com originalidade.

A intervenção segue-se depois, com o material dado pela criança e os recursos que cada técnico necessita de construir para a promoção da saúde mental infantil.

As áreas trabalhadas na psicologia, irão corresponder:

  • Frustração e formas de lidar com ela;
  • Desenvolvimento da criatividade;
  • Paciência;
  • Tentativa-Erro;
  • Competências Sociais e pessoais;
  • entre outras.

Apresenta como recurso para identificar dificuldades no desenvolvimento da linguagem, potenciando a sinalização junto dos pais e professores e encaminhamento para um rastreio em terapia da fala.

Esperamos por si na próxima publicação!