Jogo 50 Quebra – Cabeças

 

Nome

50 Quebra – Cabeças

Marca

Edicare Editora

Local de compra

Supermercados, Fnac, WOOK, Bertrand

Custo aproximado

10,95€

 

O jogo 50 Quebra – Cabeças é um jogo da Edicare Editora, que foi lançando já a alguns anos, tendo-se seguido por outros mais recentes. Encontram-se em algumas lojas e supermercados.

O jogo é constituído por:

  • 50 Cartas de exercícios;
  • 3 Cartas de soluções;
  • 1 Caneta lavável.

 

São 50 desafios distintos, com graus diferentes de dificuldade, aliando o mistério como o prazer em resolver um enigma, que usa a caneta lavável, para fazer as vezes que forem necessárias para resolver o dilema.

A vantagem do material resistente, é a possibilidade de experimentarem o processo tentativa – erro com relativa facilidade e prazer, tendo em conta que basta passar com um pano ou o dedo sobre a tinta para a retirar, algo que descobrimos que os participantes adoram fazer.

Circulo

 

Um Exemplo de um Dilema:

  • Dividir um Circulo:
    • Em 7 partes;
    • Usando 3 linhas rectas;

 

Consegue fazer?

 

O material é de elevada resistência, durando vários anos, como apresenta um design deverás atractivo para as crianças com +7 e adolescentes.

 

Intervenção com logo

 

 

Diferentes aplicações

 

Intervenção em Psicologia 

No caso da Psicologia, poderá servir como promotor da relação terapêutica, pela exploração dos jogos apresentados.

Na área cognitiva, potencia o desenvolvimento do raciocínio lógico, como a resolução de problemas e dilemas, pelo recurso da tentativa-erro, essencial a aprendizagem escolar como também nas diferentes situações do quotidiano.

As vantagens deste jogo, corresponde a possibilidade do técnico aceder aos diferentes passos, que a criança/adolescente necessitará de usar, para resolver cada Quebra-Cabeça.

Podendo num primeiro momento identificar como é resolvido cada dilema, e orientar, sempre que achar necessário, de forma a promover a autonomia e capacidade de resolução de problemas, por parte da criança/adolescente. Permite também aceder às suas capacidades linguísticas.

O jogo poderá ser também uma área de estimulação cognitiva numa faixa etária mais alargada – Adultos e Idosos. Dependerá como for apresentado o material ao respectivo utente, devido ao seu design mais colorido.

 

Utilização FamiliarPais

Num contexto familiar poderá ser mais um recurso para uma dinâmica entre pais e filhos. Podendo ser utilizado como um concurso familiar, onde cada um poderá tentar resolver no menor curto espaço de tempo, como também na possibilidade de criarem equipas para ajudarem os familiares a chegarem ao objectivo final.

Num contexto de Sala de aula, poderá ser um recurso educativo, podendo também aqui usar o concurso para promover uma competição saudável, ao mesmo tempo que é desenvolvido o seu raciocínio lógico e as competências de trabalho em equipa de cada aluno.

 

Esperamos por si na próxima publicação!