Nome |
Livro de Pano |
Marca |
|
Local de compra |
|
Custo aproximado |
5€ |
Existe uma elevada variedade neste produto, pelas suas cores e diferentes histórias, tornando-se um material apelativo para as diferentes actuações.
É uma ferramenta bastante versátil, principalmente com as crianças mais pequenas. É maleável, permitindo-se que a criança não se aleije, que apresenta um bolso para se colocar um animal destacado, podendo-se trabalhar a motricidade fina.
Diferentes aplicações
Intervenção em Terapia da Fala & Psicologia
No caso da Terapia da Fala, este material apresenta uma história com a temática da quinta e respectivos animais, permitindo-nos trabalhar os diferentes conceitos que aparecem nas imagens.
No caso dos animais, por exemplo, podemos trabalhar:
A sua identificação
- Directa – “Onde está o cavalo!”
- Indirecta – “Quem é que faz inn brr?” (som do relinchar)
A sua nomeação – “Como se chama este animal?“
O mesmo poderá ser feito relativamente à identificação e nomeação das frutas ou outras imagens que vão aparecendo.
Mesmo que a criança ainda não fale é sempre importante darmos o modelo, repetindo algumas vezes quando contamos a história o conceito que queremos trabalhar seja o som (onomatopeia), nome do animal, ou da fruta (“o cão faz ão ão”).
Numa fase precoce de desenvolvimento trabalha–se inicialmente a identificação:
- Das onomotapeias “Quem faz o ão ão?”
- Dos animais “Onde esta o cão?”
Depois de ela perceber o conceito, neste caso do cão, poderemos incentivar-la a reproduzir a palavra “ão” ou “cão”, sendo a primeira a mais fácil.
Áreas trabalhadas: Compreensão e expressão da linguagem como a motricidade fina.
No caso da Psicologia, o recurso do material estará associado a lista de materiais de uma mala ludo, sendo a mala de recursos da psicologia infantil.
Um recurso usado muitas vezes pelas crianças e adolescentes (em alguns casos), como forma de acesso a determinadas memorias e estados de uma infância precoce, pelo recurso da projecção e da regressão (retorno a um estádio anterior de desenvolvimento), que possam ser mais densos e profundos e possam estar a influenciar o dia a dia presente.
Esperamos por si na próxima publicação!