|
Nome |
Loto |
|
Marca |
|
|
Local de compra |
Supermercados, Fnac, Bertrand,Tiger, Diset, Cristina Siopa, Oficina Didatica |
| Custo aproximado |
5€ a 10€ |
Os lotos habituais, como vemos na primeira e terceira, apresentam imagens de animais, pessoas ou objectos, sendo o objectivo a sua ligação ao cartão com imagens iguais. Outros como na segunda imagem apresentam a imagem desenhada e sem cor para fazer ligação entre si.
Os vários lotos são compostos por:
- 1 Caixa
- 4 a 6 cartões com as imagens
- Vários cartões pequenos para coincidir
O Loto da primeira imagem, potencia a conjugação de varias actividades paralelas, no mesmo jogo. Sendo também aqui necessário encontrar a peça igual, mas de um cenário dividido em seis quadrados dispostos de forma aleatória.
Assim desta forma há um grau de dificuldade acrescido, sendo necessário desenvolver a sua capacidade de discriminação visual, uma vez que existem quadrados semelhantes que pertencem ao mesmo cenário.
Posteriormente ainda a possibilidade de montar um puzzle.

Diferentes aplicações
Intervenção em Terapia da Fala & Psicologia
No caso da Terapia da Fala, este material é excelente para o trabalho de linguagem, permitindo inventar vários assuntos à volta do mesmo, devendo-se as imagens distintas que fazem parte de cada cartão.
Poderá ser trabalhado o potencial da linguagem com a nome da imagem que saiu e pedir:
- Identificar uma característica;
- Elabore uma frase;
- Inventar uma história (dependendo da idade da criança).
No caso da Psicologia, o mesmo material poderá ser utilizado como recurso para a estimulação da:
- Memória;
- Percepção Visual;
- Vocabulário;
Também poderá ser utilizado como recurso a potenciar a projecção da criança, pela elaboração de histórias com as imagens de animais, personagens, como os objectos, uma vez que são temáticas que facilitam o acesso às suas vivências psíquicas, cativando as crianças a entrar no jogo.
Recomendação: Num contexto psicológico, será relevante que os materiais escolhidos, possam ser mais neutros, como os da 2ª imagem, de forma que os outros como 1ª e 3ª possam ser mais usados para contextos familiares, escolares ou de intervenção em Terapia da Fala. Potenciando um movimento mais contentor, tendo em conta que alguns contextos, a criança poderá deslocar para o material de casa/escola, as experiências vividas em sessão.
No caso da escola, poderá ser um recurso com a respectiva adaptação as diferentes matérias, da seguinte forma, por exemplo:
- Uma disciplina que necessita de decorar alguns grupos de conceitos distintos;
- 4 a 6 cartões diferentes (um por grupo), com 6 a 8 imagens/conceitos diferentes;
- A imagem do conceito – no cartão o conceito escrito.
- Verificar qual é o grupo que acertou em mais conceitos;
Será um jogo que irá facilitar activação da memória de trabalho e a médio prazo, no momento de uma prova/teste. E é um momento descontraído para fazer revisões, como aprofundar laços com os alunos.
Num contexto familiar
No caso da família, nas actuais tardes de fim de semana, com o tempo gelado, poderá ser mais um recurso a ser estimulante, para jogar em pares ou equipas.
Podendo usar como Loto, como também elaboração de histórias que possam ser promover a criatividade e a brincadeira entre adultos e crianças.
Esperamos por si na próxima publicação!
Esperamos por si na próxima publicação!