M.I. Leituras Recomendadas em Terapia

Hoje falamos de um livro – A arte de não amargar a vida de Rafael Santandreu.

Rafael Santandreu é psicólogo espanhol, que já escreveu alguns livros, entre eles, o livro A arte de não amargar a vida que é um guia da terapia do método cognitivo comportamental.

Nome

A arte de não amargar a vida A arte de não amargar a vida

Editora

11×17 – Livro de Bolso Pergaminho – A5
Local de Compra Livrarias, WOOK

Livrarias, WOOK

Custo 8€

15,50€

 

Quando um utente encontra-se em terapia, em diferentes momentos solicita material de apoio para compreender o que está a acontecer-lhe. Arte de não amargar a vida

E nesse sentido este livro é um guia de fácil compreensão, com uma linguagem clara e simples, que o ajuda a perceber cada passo do que lhe é apresentado nas sessões como nas suas auto-reflexões.

A organização do livro, permite compreender a relação entre emoções, pensamentos e os comportamentos que temos face a situações que vamos vivendo no nosso dia a dia.

O psicólogo Santandreu, também apresenta ao longo dos vários capítulos, a teoria das diferentes técnicas cruzando com os vários exemplos de histórias de vida como casos clínicos, outrora acompanhados por si.

Um dos exemplos abaixo identificado permite a compreensão da relação entre episódios de vida – pensamentos e a resposta emocional que pode surgir.

o esquema exato do nosso funcionamento mental será:
Arte de não amargar a vida II
É isto, exatamente, que Epicteto dizia: «Não é o que nos acontece que nos afeta, mas aquilo que dizemos acerca do que nos acontece.” (pág. 27)

Outro dos exemplos: “A personalidade é formada por uma série de características inatas, mas também por toda uma série de aprendizagens adquiridas na infância e na juventude, e é sobre essa estrutura mental que podemos atuar.” (pág. 20).

O seu lado didáctico, permite auxiliar cada utente compreender como as suas crenças podem influenciar a forma com visualiza o mundo e como interage com ele.

Nesse sentido recomenda-se após a leitura, como um excelente material de intervenção para o dia a dia do utente fora das sessões.

 

Boas leituras!