Hoje vamos falar sobre sobre um tema que é transversal a várias áreas de actuação, a ruminação! E o que é isto da ruminação?
A Ruminação é um processo do nosso pensamento que começa por abordar as dificuldades ou situações que nos afligem, que necessitam de uma solução. Por norma, ajuda-nos ao desenvolvimento de uma estratégia para resolver ou lidar com os dilemas que nos surgem no dia a dia.
Neste sentido, o seu processo é curto e limitado no tempo, concentrando-se na resolução do dilema.
A dificuldade que surge no processo de ruminação em algumas pessoas, consiste em pensar repetidamente sobre uma determinada situação do passado, levando a uma preocupação exacerbada sobre o mesmo. Verifica-se dificuldades em retirar esse tipo de pensamento da mente, acabando por se tornar tóxico a sua permanência.
Nesta via, o seu processo é longo, concentrando-se nas causas em vez das soluções.
E surgem pensamentos divergentes, como:

O processo diverge na forma como cada pessoa utiliza o processo de ruminação, enquanto algumas pessoas respondem ao PORQUÊ? outras irão respondem ao COMO?, levando a diferentes formas de lidar com cada dilema.

Quando ruminamos no PORQUÊ?, este processo leva a um estado depressivo, por inactividade e evitar a resolução dos dilemas, que podem ter como base a não vivência de emoções como o medo e a raiva.
Quando ruminamos no COMO?, este processo leva-nos a procura de soluções para uma dada situação, por norma há uma vivência com tranquilidade das emoções do medo e da raiva.
Em qualquer um dos casos, é um processo que faz parte da nossa mente.
NOTA: no acompanhamento dos utentes, é importante estar com uma escuta activa sobre as perguntas atrás identificadas, para ajudar o utente a tomar consciência do seu modo de pensar, e como este têm impacto no seu dia a dia!
Boas leituras e boas práticas!