Nos dias que correm é importante a compreensão das perturbações a nível do neurodesenvolvimento no dia a dia de um técnico como de um educador.
Hoje falamos da Perturbação do Desenvolvimento Intelectual, um diagnóstico que inclui o AGD – Atraso Global do Desenvolvimento Psicomotor e o PDI – Perturbação do Desenvolvimento Intelectual não especificado.
Defini-se por uma perturbação que inclui défices de funcionamento intelectual e alterações do comportamento adaptativo.
Para diagnosticar-se será necessário identificar défices ao nível:
- Funções intelectuais: raciocínio, resolução de problemas, planeamento, pensamento abstracto, discernimento, aprendizagem;
- Funcionamento adaptativo: dificuldades gerir o seu desenvolvimento motor com o sociocultural face a promoção da sua autonomia e relação com a comunidade.
O seu início poderá decorrer na infância ou adolescência.

Os domínios de funcionamento adaptativo por sua vez organizam-se no conceptual, social e prático. Segundo a organização realizada pela Dra. Catarina Nascimento, podemos compreender que os domínios organizam-se em:
- Conceptual: linguagem, leitura, escrita, matemática, raciocínio, conhecimento e memória;
- Social: empatia, julgamento social, comunicação interpessoal, habilidade de fazer e reter amigos.
- Prático: cuidado pessoal, responsabilidade profissional, gestão financeira, lazer, organização das tarefas e trabalho.
A Perturbação do Desenvolvimento Intelectual e o Atraso Global do Desenvolvimento Psicomotor, “resultam de um funcionamento intelectual e adaptativo atípico com origem durante o período de desenvolvimento como consequência de múltiplas causas (p. 25)”.
Este diagnóstico conjunto apresenta um grande impacto no dia a dia da criança, como na família e comunidade onde estão inseridos.
O mesmo é realizado com uma avaliação entre as várias sub-escalas do desenvolvimento, quando identificado que existem atrasos face ao que é esperado na sua faixa de desenvolvimento, em mais de duas áreas.
O diagnóstico será necessário ser realizado por uma equipa multidisciplinar, que possa avaliar as diferentes competências nas áreas anteriormente identificadas.
Boas leituras e exploração!