Neurodesenvolvimento – PDI

Nos dias que correm é importante a compreensão das perturbações a nível do neurodesenvolvimento no dia a dia de um técnico como de um educador.

Hoje falamos da Perturbação do Desenvolvimento Intelectual, um diagnóstico que inclui o AGD – Atraso Global do Desenvolvimento Psicomotor e o PDI – Perturbação do Desenvolvimento Intelectual não especificado.

Defini-se por uma perturbação que inclui défices de funcionamento intelectual e alterações do comportamento adaptativo.

Para diagnosticar-se será necessário identificar défices ao nível:

  • Funções intelectuais: raciocínio, resolução de problemas, planeamento, pensamento abstracto, discernimento, aprendizagem;
  • Funcionamento adaptativo: dificuldades gerir o seu desenvolvimento motor com o  sociocultural face a promoção da sua autonomia e relação com a comunidade.

O seu início poderá decorrer na infância ou adolescência.

Desenvolvimento Humano

Os domínios de funcionamento adaptativo por sua vez organizam-se no conceptual, social e prático. Segundo a organização realizada pela Dra. Catarina Nascimento, podemos compreender que os domínios organizam-se em:

  • Conceptual: linguagem, leitura, escrita, matemática, raciocínio, conhecimento e memória;
  • Social: empatia, julgamento social, comunicação interpessoal, habilidade de fazer e reter amigos.
  • Prático: cuidado pessoal, responsabilidade profissional, gestão financeira, lazer, organização das tarefas e trabalho.

 

A Perturbação do Desenvolvimento Intelectual e o Atraso Global do Desenvolvimento Psicomotor, “resultam de um funcionamento intelectual e adaptativo atípico com origem durante o período de desenvolvimento como consequência de múltiplas causas (p. 25)”.

Este diagnóstico conjunto apresenta um grande impacto no dia a dia da criança, como na família e comunidade onde estão inseridos.

O mesmo é realizado com uma avaliação entre as várias sub-escalas do desenvolvimento, quando identificado que existem atrasos face ao que é esperado na sua faixa de desenvolvimento, em mais de duas áreas.

O diagnóstico será necessário ser realizado por uma equipa multidisciplinar, que possa avaliar as diferentes competências nas áreas anteriormente identificadas.

 

Boas leituras e exploração!

 

 

Leitura recomendada: Perturbações do Neurodesenvolvimento – AGDPM e PDI (p.25/26)