Hoje falamos das casas de bonecas, como material de intervenção!
Nome | Casa de Bonecas |
Marca | |
Local de compra | |
Custo aproximado |
Desde 30€ |
Existem vários modelos de casas diferindo no tipo de material (madeira, cartão), forma e cor.
Em particular, a casa em madeira apresenta uma maior durabilidade.
Para além da casa em si, existe uma grande diversidade de acessórios que podem ser adquiridos à parte e que poderão complementar cada divisão da casa ao gosto da criança e família.
Num contexto de intervenção é importante existir algumas divisões de base:
- Cozinha;
- Sala;
- Casa de Banho;
- Quarto das crianças;
- Quarto dos pais;
Numa caixa ao lado poderão haver outras divisões consoante as necessidades que a criança poderá apresentar.
Este material poderá ser utilizado em contexto de intervenção terapêutica, em Psicologia, Terapia da Fala e no contexto de família.
Diferentes aplicações
Intervenção em Terapia da Fala & Psicologia
No caso da Terapia da Fala, este material permite ir construindo narrativas sobre o quotidiano da criança ou histórias imaginadas, trabalhando a construção de frases e de sons pela criança.
Áreas trabalhadas: Compreensão e expressão da linguagem; motricidade fina.
No caso da Psicologia, este tipo de material pode integrar uma mala ludo (mala de recursos da psicologia infantil), sendo que as casas de plástico/cartão desdobráveis serão de mais fácil transporte, em detrimento das de madeira.
Material usado muitas vezes pelas crianças e pré-adolescentes (em alguns casos), como forma de aceder a conteúdos internos, referentes a determinadas dinâmicas familiares e do quotidiano, com recurso à projeção e regressão (retorno a um estádio anterior de desenvolvimento), possibilitando também a externalização de determinadas angústias e posterior organização psíquica na criança, com o auxílio do terapeuta.
É de salientar ainda no trabalho terapêutico a experimentação, compreensão e identificação relativamente aos diferentes papéis familiares, de género e sociais.
Lúdica – Família
É um excelente material para a criança estar a brincar, utilizando o jogo simbólico, e aplicando na casa tudo o que aprende por observação do mundos dos adultos, como depois reforça por modelagem o que aprende.
Permite os pais como outros familiares compreenderem o que a criança está assimilar e como o está a fazer!
Boas intervenções e boas brincadeiras!