Hoje vamos falar sobre a sexualidade ao longo do desenvolvimento humano. Desde os primeiros tempos da história humana, verificamos a importância da sexualidade para a preservação da espécie, contudo grande parte do conhecimento da sexualidade se prende com o acto sexual em si.
A sexualidade humana abrange um conjunto de áreas distintas, contudo interligadas, que se ligam entre a biologia da sexualidade – desenvolvimento e fisiologia – como também o comportamento tanto sexual como sociocultural da sexualidade.
Quando falamos de desenvolvimento sexual, necessitamos de o localizar em diferentes fases de vida, organizado pelas fases de crescimento:
- Infância;
- Adolescência;
- Idade adulta;
- Idade sénior;
De seguida necessitamos de aprofundar alguns aspectos que se relacionam entre si, sendo distintos, como:
- Fisiologia Sexual;
- Aparelho reprodutor feminino;
- Aparelho reprodutor masculino;
- Identidade sexual;
- Orientação sexual;
- Comportamento sexual;
- Comportamento sociocultural;
Iremos também, abordar as diferentes perturbações ao longo da vida, de forma a ajudar a compreender e clarificar os sinais de alerta que poderão conduzir a uma intervenção em tempo útil, diminuindo o sofrimento provocado pelas:
- Perturbações do desenvolvimento sexual;
- Perturbações Sexuais;
- Disfunções Sexuais;
- Perturbações da Identidade do Género;
- Parafilias;
- Doenças sexualmente transmissíveis;
E por últimos iremos falar sobre a importância da Educação Sexual ao longo de toda a vida, tendo em conta o pouco conhecimento que várias pessoas têm sobre si e o funcionamento do seu corpo.
Esperemos que nos acompanhe ao longo das próximas semanas!