M.I. Livro de cores-bébé

Nesta semana o material escolhido para partilhar é um livro de cores para bebés e crianças!

Nome Bebé – cores
Marca Texto Editores
Local de compra Bertrand, WOOK, Fnac, Loja Online Texto Editores
Custo aproximado 6.50€

É um Livro de 14 páginas grossas e resistentes com as cores básicas: Azul, Verde, Amarelo, Vermelho, Cor de Rosa e Branco.

Como explorar o livro

Com este livro podemos estimular a área da linguagem dos bebés/crianças. Igualmente  podemos trabalhar a curiosidade pela descoberta e exploração dos livros ao nível da motricidade fina, bem como, o tempo de atenção e concentração dos nossos bebés.

Sendo uma excelente alternativa às novas tecnologias e televisão, ajudando-os a “brincar” com os brinquedos “físicos”, de forma que estes lhes possam despertar interesse.

As áreas que poderão ser exploradas nesta faixa etária dos 1 aos 2 anos:

  • A linguagem;
  • O vocabulário;
  • A articulação;
  • Associação som-cor-objecto;

Intervenção com logo

 

Diferentes Aplicações

 

Intervenção Terapia da Fala & Psicologia

No caso da terapia da fala, o livro permite a estimulação do vocabulário, da articulação e consciencialização dos diferentes sons que o bebé pode começar a produzir.

No caso da psicologia fomentar-se-á a discriminação das várias cores através da memória visual, bem como, a associação da cor a determinado objecto. Assim, estará a promover-se a flexibilidade de raciocínio da criança.

É de referir, também, a importância do tempo em que o adulto está a interagir com o bebé/criança aquando da exploração do livro, tendo em conta que na nossa sociedade atual é difícil para os pais terem um tempo de qualidade com os filhos!

Recomendação: deixar o bebé/criança mexer no livro e tentar virar as páginas descobrindo o que vem a seguir. É mais estimulante essa descoberta para o bebé/criança.

Esperamos por si na próxima publicação!