Emoções

Hoje temos o gosto de apresentar o tema que iremos falar durante as próximas semanas, tanto nas rubricas do Desenvolvimento H, como nas T.I. com as técnicas a serem usadas e M.I. e os materiais que poderão ajudar a trabalhar e reconhece-las!

 

Emoções

 

 

Um dos autores que estudou com profundidade as emoções nas mais diferentes culturas, foi Paul Ekman , que identificou mais de 6 emoções primárias, sendo elas: Medo, Raiva, Nojo, Surpresa, Tristeza e Alegria.

O psicólogo Paul Ekman refere que as emoções apresentam diferentes funções, como a promoção da empatia, desenvolvendo a compreensão do comportamento dos outros.

A funcionalidade das emoções pretende desenvolver e aprofundar as relações que estabelecemos com as pessoas que vivem a nossa volta.

Na prática diária, seja numa escola, gabinete, família, verifica-se um relativo conhecimento das emoções, sendo facilmente identificadas as:

  • Raiva;
  • Medo;
  • Tristeza;
  • Alegria;

Contudo, o conhecimento da variabilidade das emoções e respectiva intensidade é relativo.

 

Havendo várias dificuldades em decifrar o que o outro está a sentir e como reflexo também o que nós sentimos, tendo em conta que desenvolvemos a interpretação dos significados dos comportamentos e expressões faciais, na relação que estabelecemos com o outro.

Deixamos-vos um dos materiais que usamos nas nossas sessões para explicar as diferentes intensidades emocionais, com grande utilidade tanto para o técnico como para os utentes.
cartão emoções
Boas intervenções