Emociona-TE! com Atypical

Hoje vamos falar-vos do Atypical, uma serie da Netflix que fala de um jovem que têm diagnosticado uma PEA – Perturbação do Especto do Autismo.

O argumento é divinal, pelo facto de trazer para uma história de vários episódios, as vivências tanto do jovem como da sua família, num período interessante que é o da adolescência.

atypical-netflix-sinopse-e1502726117427

Os dilemas de todos os dias:

  • Ter amigos;
  • Lidar com a Amiga;
  • Sair e conhecer;
  • Ter um trabalho;
  • Estudar;
  • Lidar com a família;
  • Gerir stress do dia a dia;

Compreende-se as dificuldades dos pais em gerir o crescimento ao mesmo tempo que necessitam de se encontrar aos dois como individualmente.

Vê-se o apoio sistemático dos irmãos, ao mesmo tempo que tentam construir as suas vidas.

atypical_ss_076_rDurante todos os episódios, ouve-se a voz do jovem Sam, que explica as várias situações que lhe passam pela cabeça, como também a apresentação semanal das diferentes situações à sua psicóloga.

Em alguns momentos ouvimos o Sam a explicar as coisas que mais gosta ao mesmo tempo que explica as suas sensibilidades, face à alguns estímulos exteriores.

É uma serie que se recomenda aos pais para verem ao mesmo tempo que se abre para espaço para se preparar o futuro e a chegada à vida adulta de um jovem com um diagnóstico de PEA.

É um processo lento e com muitas incertezas para os pais, que acabam por ver este período com pouca abertura em alguns momentos, por acreditarem que já não vão estar  por perto para ajudar os filhos a superaram algumas dificuldades.

Nesta altura é importante ajudarmos os pais a tomarem consciência deste crescimento e em conjunto desenhar-se ma estratégia que ajude o jovem como a sua família.

Recomenda-se que possam ver toda a temporada antes de recomendarem, para ser mais fácil abordar tanto os temas como os episódios que os pais possam apresentar como ponto de partida para uma reflexão.

 

Boas sessões de visualizações desta serie de qualidade.