Emociona-Te! com The Fundamentals of Caring

Hoje apresentamos o filme da NetFlix – The Fundamentals of Caring com Craig Roberts, Paul Rudd e Selena Gomez nos principais papeis.

poster tfc

É um filme que aborda o papel dos cuidados formais e informais na vida de um adolescente que têm limitações físicas, que o impossibilitam de andar e ser totalmente autónomo.

A relevância deste filme para quem está a ponderar iniciar um trabalho nestas áreas que visam o tomar conta de outro, é deverás revelador sobre a importância de se dar vida à vida das pessoas.

É uma história que em determinados momentos não é simpática com quem vê, sendo honesta com o dia a dia destes núcleos que englobam tanto as famílias como os cuidadores formais, que vivem os seus próprios desafios emocionais em determinados momentos das suas vidas.

The-Fundamentals-of-Caring-Movei-Review-Image-Header

A viagem proposta pelo adolescente para desafiar o seu cuidador formal, obriga a todos a reorganizar-se entre a logística necessária numa viagem destas, como também ao apoio psicológico necessário em cada uma das etapas.

Recomendação para um Grupo

Este filme como outros semelhantes que futuramente iremos apresentar, aborda um tema relevante para ser abordado nas acções de formação profissional para futuros cuidadores – Dar vida à vida.

É um tema díficil nestes campos, tendo em conta que muitas vezes a família solicita que seja assegurado o o bem-estar da pessoa, assegurando os cuidados com o corpo, respeitando algumas rotinas que promovem alguma segurança.

Enquanto no início, é algo que promove alguma sensação de segurança, com o tempo o desconforto aumenta tendo em conta que todos os dias são iguais.

the-fundamentals-of-caring-2016-720p-webrip-mkv_000313918

E a necessidade de mudanças e ajustes ao dia a dia, é fundamental para garantir saúde mental e prevenir possíveis depressões como moderar o estado de irritabilidade (que em muitos casos é elevado) que é natural nestes utentes.

Nesse sentido é importante a reflexão e debate com futuros formandos sobre esta temática, tendo em conta que o estado mental e emocional em que o utente esteja, poderá promover tanto um excelente trabalho de apoio enquanto cuidadores, ou poderá promover uma sensação permanente de desgaste.

Recomendação Individual

É o tipo de filme que necessitamos de sugerir em acompanhamento terapêutico, quando temos os pais, os filhos ou cuidadores formais em sessão.

Ajuda-nos a pensar sobre as necessidades pessoais como paralelamente as necessidades do outro e como ajustar de forma que todas as partes se sintam respeitadas e acompanhadas.

São processos deverás intensos que envolvem com regularidade os sentimentos de culpa e impotência, ao mesmo tempo que em momentos mais críticos, surge a sensação de injustiça pelo não reconhecimento da disponibilidade continua na vida destes utentes.

E parte do nosso trabalho passa por naturalizar ao mesmo tempo que reflectirmos o papel do outro e partilhamos o que os estudos actuais dizem desta realidade.

Capacitando a pessoa que está a nossa frente a compreender os processos mentais que se desenvolvem ao mesmo tempo que se promove a elaboração de estratégias ajustadas a cada núcleo familiar, respeitando as suas personalidades.

É importante ter-se também em conta a necessidade da amizade com diferentes pessoas, para promover a qualidade de vida destes utentes como os cuidadores formais ou informais.

image

Nesse sentido, a psicoeducação é fundamental nestes casos para desconstruir estes sentimentos: culpa, irritabilidade, zanga, impotência, desconforto físico e mental.

É uma boa sugestão para se iniciar o processo de reflexão.

Boas visualizações!