Emociona-Te! com The Circle

Hoje vamos falar do filme The Circle de 2017, com Emma Watson e Tom Hanks!

the-circle

O filme trata da premissa de estarmos todos ligados em rede, e a importância sobre os limites do que podemos partilhar e o que simplesmente não é partilhado.

Tudo com começa com uma simples ideia genial, de facilitar a comunicação entre as pessoas, como a possibilidade da rede designada de Circulo ajudar o dia a dia das pessoas.

O pormenor é quando se gera o conflito entre a minha liberdade e a liberdade do outro, ou seja, quais são os limites que nós pisamos para mantermos uma audiência sempre motivada para ver as nossas publicações, como para comentar cada passo que se dá numa rede social.

O filme é uma reflexão sobre os tempos actuais e a velocidade da historia que acontece a cada segundo e é logo partilhada por milhões! Esta sensação de impotência paralelamente com a descarga online de opiniões e acusações acabam por nos entorpecer os sentidos e o pensamento.

the-circle-emma-watson

Compreende-se que o livro de Dave Eggers, obriga-nos a olhar para o deslumbramento que todos tivemos com a ligação ao mundo pela internet, o livre acesso ao conhecimento, a possibilidade de partilha de estratégias para transformar o mundo. Sim, foi e é um meio de comunicação que transformou o mundo, contudo no presente momento  surgem  as perguntas:

  • Qual o limite?
  • O que fazem com a informação que partilhamos todos os dias? 
  • O que podemos partilhar?
  • O que podemos defender?
  • Porque razão há tanta agressividade na Internet?
  • Porque razão há o cyberbullying?
  • Qual a necessidade de partilharmos tanta informação de nós?
  • Quem é que queremos que veja o que partilhamos?
  • Porque razão tantos grupos e sub-grupos se pretendemos estar todos ligados?
  • Porque razão passamos para o mundo virtual os mesmos comportamentos que temos na vida real?
  • Qual a necessidade de colocarmos tantas fotos online?
  • Qual a utilidade de estarmos realmente online?

 

Recomendação em Grupo

É um excelente filme para se apresentar a um grupo de adolescentes durante algumas sessões de reflexão, sendo um filme poderoso é importante ser visualizado como ser debatido sobre todos os condicionamentos que a internet nos pode trazer!

Algumas das perguntas que registamos em cima, podem servir como mote para trabalhar a definição de limites do que partilhamos e qual a sua função!

europa-The_Circle_2017-Full-Image_GalleryBackground-en-US-1502899029427._RI_SX940_

Num grupo de adolescentes surgiram muito mais pontos de discussão, que poderão ajudar a reflectir e a compreenderem quais as vantagens de estarmos ligados como igualmente as suas desvantagens, e tomarem um decisão consciente!

 

Recomendação em Individual

É um excelente filme para trabalhar com jovens utentes (adolescentes com mais de 14 anos) como com as suas famílias, de forma a ajudar a reflectir sobre os perigos de exposição da sua vida privada nas diferentes redes sociais.18302455

Nesse sentido, recomenda-se que possam ver com família ou sozinhos, e ser debatido como ponto de partida para determinadas temáticas como a exposição social, ciberbullying, limites dos outros e os meus.

É um tipo de estratégia que facilita em muito a reflexão sobre temas intensos, e promove a projecção de determinados conteúdos, pelo desenrolar da história.

Para os utentes amantes de livros podemos recomendar o livro para os ajudar a pensar e poderem trazer para a sessão!

 

 

Boas visualizações!