M.I.M. Ovo com luz

Hoje vamos falar do M.I. Multisensorial – Ovo com luz, material interessante para trabalhar várias áreas: linguagem, sensório-motor e emocional!

Nome Ovo com luz
Marca AC-CAT
Local de compra  AC-CAT
Custo aproximado 8€

 Material contém:

  • Um ovo branco, de dimensão 9,5 cm.
  • Ilumina-se de todas as cores do arco-íris.

Orientações para utilizar:

  • 0 -7 anos como luz de presença ou para acalmia;
  • Pré-adolescentes e adolescentes para relaxamento e trabalhar emoções.
  • Ideal para Idosos para relaxar e trabalhar a respiração;

 

Objectivos do material multisensorial permite trabalhar:

  • Estimulação sensório-motora;
  • Linguagem;
  • Emoções;
  • Percepção visual;
  • Relaxamento.

Intervenção com logo

 

 

Diferentes Aplicações

 

Intervenção em Terapia da Fala

Este material é uma ferramenta que permite estimular a nível sensorial vários tipos de problemáticas ou faixas etárias.

Pode ainda ser utilizada para trabalhar a noção de cor, ou atribuirmos a cada cor determinado código para trabalhar, por exemplo, diferentes categorias semânticas (ex.se aparecer a cor vermelha tens de dizer um nome de um alimento) ou por cada cor tens de dar uma informação sobre determinado conceito – descrição de conceitos.

Intervenção em Psicologia

Material útil para trabalhar as emoções, aproveitando as diferentes cores da bola (vermelho, azul, roxo, branco, verde) e associando-as a cada emoção ou a um sentimento escolhido pela criança/adolescente (e.g. amor – vermelho; paz – branco).

Poderá ser interessante explorar com a criança/adolescente a partilha do seu sentir naquele momento ou mesmo relativamente a algum acontecimento que se mostre pertinente, passando a bola à vez, entre o terapeuta e a criança.

Quando a criança/adolescente abordou conteúdos pesados poderá utilizar-se no final de sessão ajustando a respiração profunda de forma a promover uma maior consciência de si mesmo e do controle que tem da situação.

Em caso de crianças com diagnóstico de Perturbações do Neurodesenvolvimento, poderá promover-se, assim, toda a componente sensorial.

 

Utilização Familiar

É um material que desperta sensações na criança remetendo, muitas vezes, para uma acalmia e abrandamento.

Ajuda o desenvolvimento dos rituais associados ao sono – vestir o pijama, ajeitar as roupas da cama, deitar-se, respirar profundamente, e esperar que o sono venha tranquilamente.

Depois é importante desligar-se para ajudar a criança dormir tranquilamente no escuro, e aprender a estar serena quando não tem luz.

 

Boas utilizações!