Hoje falamos do filme Goodbye Christopher Robin!
É um filme baseado em factos verídicos, que conta a história que está por detrás do Urso Pooh e os seus amigos!
Conta como o pai Alan Milne, escreveu uma história baseada nos dias de férias que passou no campo com o seu filho Christopher Robin. Contudo a história não se fica por esta parte romântica.
Aborda a PSPT – Perturbação de Stress Pós Traumático, que Alan sofreu após o seu regresso da I Guerra Mundial e como esse evento teve impacto na organização familiar.
Aborda também a relação familiar entre o filho e respectivos pais, nomeadamente a sua vinculação, como a relação de elevada afinidade com a preceptora.
Permite reflectir a exploração de um momento de felicidade e companheirismo num momento comercial e sem relação e impessoal, e o impacto que teve na vida da criança, pelo bullying que sofreu ao longo do seu percurso escolar!
Aborda de uma forma muito intensa o conceito do Perdão!
É o tipo de filme relevante para um trabalho em contexto de grupo e as reflexões que podem ser tiradas da vida de uma criança e a exposição que teve pela sua imaginação!
É normal que possam surgir sentimentos de injustiça, face ao cuidado ou ausência dele por parte dos pais e o cuidado elevado pela preceptora.
Haverá também muito desconhecimento face a PSPT, sendo necessário a explicação da mesma, para promover um maior conhecimento das consequências dos respectivos sintomas.
Será mais fácil compreender alguns comportamentos familiares tendo em conta a exposição dos combatentes do ultramar, entre outras populações aos horrores da guerra colonial.
É um filme que cria alguma distância e ajuda a compreender o impacto no crescimento de uma criança, do não tratamento da PSPT.
Boas reflexões!