M.I. Bola de Espuma

Hoje vamos falar de um objecto bem comum no mundo das crianças, a Bola.
Nome ​Bola de espuma
Marca KIPSTA
Local de compra
​​Decatlon
Custo aproximado ​2,95€ a 4,95€​

Recomendado para várias idades.

Objectivos do material:

  • Linguagem;
  • Comunicação;
  • Respiração;

Intervenção com logo

 

Diferentes Aplicações

Intervenção em Terapia da Fala

A bola torna-se um excelente objecto para trabalhar várias áreas em Terapia da Fala nomeadamente a comunicação em caso de crianças com Autismo, Paralisia Cerebral ou algum Síndrome (caso apresentem capacidades físicas e motoras para o uso da bola), é um óptimo objecto para trabalhar a partilha, a tomada de vez e a relação empática entre a criança e o terapeuta.

Ao nível da linguagem pode ser trabalhada ao nível da divisão silábica, bate se a bola na mesa os bocadinhos das palavras; ao nível da respiração, sendo a bola em esponja, pode auxiliar no processo de inspiração e expiração, quando expiramos apertamos a bola para o ar sair.

 Intervenção em Psicologia

O material pode ser utilizado para final de sessão, após se abordado conteúdos mais intensos emocionalmente para a criança, a fim de promover serenidade.

Neste sentido, poder-se-á fazer a respiração, à vez, com o adulto, ao mesmo tempo que a criança aperta a bola com textura esponjosa, ajuda a abrandar a intensidade emocional, que é importante exteriorizar num contexto de gabinete.

Poder-se-á ainda realizar um exercício de partilha se sentimentos ou vivências entre a criança e o adulto, em final de sessão, utilizando a bola para passar a vez. O intuito deste último exercício é, também, o relaxamento e o encerrar o ciclo de sessão de forma tranquila.

Quando usamos num jogo simples de passar a bola e tentar marcar ponto, ajudamos a criança a parar para pensar como poderá marcar, promovendo alguns momentos de reflexão antes de marcar. Técnica que poderá usar num contexto social, com os amigos ou colegas.

A bola também poderá ser usada num contexto de adulto quando temos sessões de dinâmicas de grupo, podendo partilhar a informação que necessitamos de reflectir e comunicar, quando passamos a bola ao outro e não ao mesmo.

Utilização Familiar

Poderá ser uma ferramenta facilitadora dos pais para momentos a três/quatro, realizando um jogo de futebol num jardim ou na praia.

Boas utilizações!