M.I. Livro Braquiossauro

 Hoje vamos falar do estrondoso Livro “Braquiossauro”!
Nome Braquiossauro
Marca Editorial Presença
Local de compra Loja Online Presença, FnacBertrandWook
Custo aproximado  8,50€

braquiossauro (4)Material contém:

  • História sobre um amigo “imaginário” – o dinossauro braquiossauro;
  • Com informação, no final do livro, sobre a história do verdadeiro dinossauro e algumas curiosidades!

 

Recomendado a:

  • Crianças a partir dos 3 anos;
  • Para antes de dormir (ainda que possa ser utilizado sempre que se mostre pertinente)!

 

Objectivo do material:

  • Estimular a imaginação;
  • Vinculação (objeto transitivo);
  • Conhecimento acerca do dinossauro que existiu;
  • Possibilidade de momento de partilha entre a criança e o adulto;
  • Trabalha-se a flexibilidade mental – através da associação de características do animal a situações do quotidiano da criança;

 

Intervenção com logo

 

Diferentes Aplicações

 

 

Intervenção em Psicologia

A história que possibilita estimular a capacidade de imaginação na criança, fazendo até alusão a um amigo que se torna “imaginário” e é incluído na rotina da criança, pela mesma.

Assim, ao nível da Vinculação, enfatiza-se a importância do simbolismo acerca do objeto transitivo/preferencial da criança que, geralmente, significa a necessidade de contenção face a angústias inerentes a determinado período na vida da criança, funcionando como securizante.

E, que na presente história, surge um brinquedo – braquiossauro – que funciona como objecto securizante e gerador de tranquilidade, mesmo na hora de dormir, o qual é incluído na rotina da criança como parte da sua dinâmica diária.Braquiossauro (2)

A capacidade de criatividade e de imaginação da criança poderão promover competências importantes para as aprendizagens da própria criança, tais como, flexibilidade de raciocínio, capacidade de criar soluções para resolver problemas, fomentar a tranquilidade e facilitar o adormecer.

 

Intervenção em Terapia da Fala

Podemos utilizar este livro como ponto de partida para o trabalho de discurso com a criança, que é algo que normalmente as crianças nunca gostam muito de trabalhar.

Recorrendo à leitura do livro dá para posteriormente “puxarmos” pela imaginação da criança e construir várias histórias, trabalhando organização frásica, conteúdos, vocabulário e no caso de serem crianças em idade escolar podemos aproveitar para trabalhar leitura e escrita, podendo apenas ter como objetivo estimular estas áreas ou de adequar as mesmas.

 

 

Utilização Familiar

 

Para os pais, será interessante poderem partilhar esta história com a criança, estando receptivos que seja a própria criança a conduzir a história, bem como lhes possa ensinar coisas acerca da vivência real do dinossauro braquiossauro.Braquiossauro (3)

Será útil ainda para ajudar os pais a perceberem  quão importante é a capacidade de imaginar e de criar da criança!

 

 

Boa leitura animada!