Hoje falamos do filme A Monster Calls ou conhecido em Portugal por Sete Minutos depois da Meia-noite do realizador Juan António Bayona!
O filme conta-nos a história de um adolescente, Conor, a quem é comunicado a doença terminal da mãe.
Nesse momento, desenvolve-se o Luto em vida pela perda de uma pessoa basilar para o seu crescimento.
O filme aborda uma ideia interessante, a possibilidade de “Encontrar a esperança no selvagem!“. É um filme que aborda temas interessantes como a doença oncológica, a mudança de casa, o recomeçar a vida com outros familiares, a ausência de um dos pais, o bullying e por fim o processo do luto que passa, de forma transversal, por todas estas áreas.
O luto é composto por cinco fases – Negação, Raiva, Negociação, Tristeza e Aceitação, contudo apesar de se compreender que possa ser mais usual quando realmente perdemos alguém ou alguma coisa muito importante (como um trabalho), muitas vezes surge a nível temporal antes de determinados acontecimentos ocorrerem, como doenças terminais ou degenerativas.
Quando ocorre numa fase precoce da vida, como a infância ou a adolescência, é normal surgir alguma confusão, tendo em conta que o processo de luto alterna com o desenvolvimento normal da criança.
Sendo importante, nestas alturas os adultos a sua volta, estarem a atentos e revezando-se de forma que possa ser dado espaço a criança ou adolescente para demonstrar as emoções e sentimentos que vive.
E é o que este Monstro faz, ajuda a criar espaço para que a vida continue a correr mesmo diante de uma perda irreparável no horizonte. As vezes há que deixar o Monstro habitar por momentos a nossa raiva para que possamos viver todas as outras emoções.
Recomendações para grupos
Pode ser um instrumento a par com outros filmes mais recentes, um instrumento para debater como podemos gerir as nossas emoções quando estamos a perder alguém que amamos! Podemos:
- Iniciar com a visualização do filme;
- Seguindo-se de uma assembleia:
- Colocando-se 2 lados que possam advogar na situação de Bullying:
- A favor do Conor;
- Contra o Conor;
- Dar-se espaço para que as pessoas possam votar em consciência;
- E pedirem para se colocarem na pele de Conor:
- Seria diferente?
- Resolveriam de outra forma?
Recomendação Individual
Poderá ser um filme que possa ser recomendado a pessoas em acompanhamento, que possam estar já numa fase média-avançada do acompanhamento, que já passaram por pelo processo do luto e possam compreender como reagiram em diferentes formas e momentos a sensação permanente da perda.
É um momento poderoso e intenso, sendo importante avaliar a capacidade do utente em digerir a história.
Recomenda-se que possa informar-se sobre o filme, tendo em conta que é um filme que passa como um filme de terror, quando é mais um drama, e muitos utentes escolhem pela capa mais comercial do filme, e podem chegar a sessão mais abalados do que seria de esperar.
A arte tem esse poder, abrir portas que antes estavam fechadas!
Afinal a vida está sempre nos olhos!
Boa matinée!