Hoje falamos de um filme extravagante como original que nos fala de um tema interessante para se debater tanto numa sala de aulas como numa sessão de cinema sénior!
Okja é um filme de 2017, bastante recente que se estreou na Netflix, o novo canal que apresenta algumas verdadeiras obras de arte! E este filme apesar de usar a temática da criança que faz tudo pelo seu amigo, de forma a salva-lo da morte certa, aborda outras temáticas, usando o humor negro e sarcástico, com personagens a roçarem o bizarro e o ridículo, de forma a explicar que a linha que separa o certo e o errado é mesmo muito ténue.
Neste sentido apresentamos a ideia do filme – Okja é uma “porca” mutante que foi criada por meio do laboratório a par com outros 9. Foram espalhados por todo o mundo e pedido a aldeões que pudessem cria-los durante 10 anos, até serem adultos. E a aventura que vemos na tela, remete para o momento que os 10 anos chegaram ao fim e a Okja precisa de voltar a casa!
A utilidade deste tipo de filmes, coloca-nos algumas dúvidas como também ajuda a pensar fora da caixa, permitindo reflectir sobre a forma como os animais são criados e enviados para se tornarem em carne processada.
A “transformação da personagem de Okja” num animal processado em laboratório, levanta questões éticas como coloca dúvidas aos consumidores, sobre a utilidade destes processos sobre carnes processadas.
Contudo as temáticas variam entre o tratamento de animais, a vinculação de pais e crias animais, a consciência da morte pelo animal, a necessidade em larga escala de alimentarmos a população humana, a necessidade de diminuirmos a poluição produzida por este tipo de alimentação em excesso, o valor da amizade e a importância da perda e da reparação que temos quando um animal entra na nossa vida.
Este filme coloca dúvidas, não responde com um final feliz, coloca-nos a pensar e será essa a importância da arte. Por-nos a pensar!
Recomendações para Grupos
Recomendamos que possam ver o filme numa só sessão, seguindo-se para o debate de seguida. Será importante que caso seja um debate aberto, é importante realizar-se logo de seguida, uma vez que posterior pode-se perder-se por não nos lembrarmos correctamente de alguns pormenores relevantes.
Quando necessitamos de criar várias frentes de defesa de pontos de vista com papeis distintos, podemos organizar por grupos e cada um ficar com uma temática para desenvolver até a semana seguinte. Na semana seguinte:
- Assembleia aberta
- 4/5 grupos e os colegas serão os que irão votar consoante os argumentos que ouviram!
- Pede-se aos colegas que assistam escrevam qual é a sua opinião sobre os temas que são colocados a discussão;
- Cada Grupo de 2 a 3 apresenta em 5 minutos:
- O mote que vai defender;
- 2/3 pontos de vista para sustentar a sua defesa;
- Poderá haver um porta voz, se o grupo estiver bem organizado, cada um poderá apresentar a ideia de forma a defender o grupo e fortalecer a coesão grupal.
- Será necessário a discussão entre os vários grupos, estando os colegas somente a ouvir e a tirar notas;
- No final faz-se a votação e contagem;
- Reflexão sobre o que fez mudar ou manter as suas ideias como o que cada grupo sentiu a defender o tema.
Este tipo de exercícios acaba por ajudar a reflectir sobre a incongruência na defesa de alguns pontos de vista, como aborda e treina:
- Reestruturação cognitiva;
- Distorção;
- Assertividade;
- Valores e Normas sociais;
- Conformidade;
- Criatividade;
E Okja é excelente para isso mesmo, trabalhar em grupo as várias formas de ver um mesmo dilema, como respeitar o animal ao mesmo tempo que asseguramos a alimentação para uma espécie.
Haverá alguma resposta certa?
Boas visualizações!