Emociona-Te! com Okja

Hoje falamos de um filme extravagante como original que nos fala de um tema interessante para se debater tanto numa sala de aulas como numa sessão de cinema sénior!

Okja é um filme de 2017, bastante recente que se estreou na Netflix, o novo canal  que apresenta algumas verdadeiras obras de arte! E este filme apesar de usar a temática da criança que faz tudo pelo seu amigo, de forma a salva-lo da morte certa, aborda outras temáticas, usando o humor negro e sarcástico, com personagens a roçarem o bizarro e o ridículo, de forma a explicar que a linha que separa o certo e o errado é mesmo muito ténue.okja-5946

Neste sentido apresentamos a ideia do filme – Okja é uma “porca” mutante que foi criada por meio do laboratório a par com outros 9. Foram espalhados por todo o mundo e pedido a aldeões que pudessem cria-los durante 10 anos, até serem adultos. E a aventura que vemos na tela, remete para o momento que os 10 anos chegaram ao fim e a Okja precisa de voltar a casa!

A utilidade deste tipo de filmes, coloca-nos algumas dúvidas como também ajuda a pensar fora da caixa, permitindo reflectir sobre a forma como os animais são criados e enviados para se tornarem em carne processada.

MV5BMjQxMTcxNDgxN15BMl5BanBnXkFtZTgwOTczNTIzMjI@._V1_UX182_CR0,0,182,268_AL_

A “transformação da personagem de Okja” num animal processado em laboratório, levanta questões éticas como coloca dúvidas aos consumidores, sobre a utilidade destes processos sobre carnes processadas.

Contudo as temáticas variam entre o tratamento de animais, a vinculação de pais e crias animais, a consciência da morte pelo animal, a necessidade em larga escala de alimentarmos a população humana, a necessidade de diminuirmos a poluição produzida por este tipo de alimentação em excesso, o valor da amizade e a importância da perda e da reparação que temos quando um animal entra na nossa vida.

Este filme coloca dúvidas, não responde com um final feliz, coloca-nos a pensar e será essa a importância da arte. Por-nos a pensar!

Recomendações para Grupos 

Recomendamos que possam ver o filme numa só sessão, seguindo-se para o debate de seguida. Será importante que caso seja um debate aberto, é importante realizar-se logo de seguida,  uma vez que posterior pode-se perder-se por não nos lembrarmos correctamente de alguns pormenores relevantes.

Quando necessitamos de criar várias frentes de defesa de pontos de vista com papeis distintos, podemos organizar por grupos e cada um ficar com uma temática para desenvolver até a semana seguinte. Na semana seguinte:

  1. Assembleia aberta
  2. 4/5 grupos e os colegas serão os que irão votar consoante os argumentos que ouviram!
  3. Pede-se aos colegas que assistam escrevam qual é a sua opinião sobre os temas que são colocados a discussão;1_fTN_h2EGjhJ0bJyMIGXY1g
  4. Cada Grupo de 2 a 3 apresenta em 5 minutos:
    1. O mote que vai defender;
    2. 2/3 pontos de vista para sustentar a sua defesa;
    3. Poderá haver um porta voz, se o grupo estiver bem organizado, cada um poderá apresentar a ideia de forma a defender o grupo e fortalecer a coesão grupal.
  5. Será necessário a discussão entre os vários grupos, estando os colegas somente a ouvir e a tirar notas;
  6. No final faz-se a votação e contagem;
  7. Reflexão sobre o que fez mudar ou manter as suas ideias como o que cada grupo sentiu a defender o tema.

 

Este tipo de exercícios acaba por ajudar a reflectir sobre a incongruência na defesa de alguns pontos de vista, como aborda e treina:

tilda-swinton-evaluates-the-proposed-deal-in-okja

  • Reestruturação cognitiva;
  • Distorção;
  • Assertividade;
  • Valores e Normas sociais;
  • Conformidade;
  • Criatividade;

 

E Okja é excelente para isso mesmo, trabalhar em grupo as várias formas de ver um mesmo dilema, como respeitar o animal ao mesmo tempo que asseguramos a alimentação para uma espécie.

 

Haverá alguma resposta certa?

Boas visualizações!