Hoje falamos sobre os Peluches e a importância na vida das crianças!
Nome | Peluches |
Marca | Ikea e Toys r us |
Local de compra | Ikea e Toys r us |
Custo aproximado | 1,25€ – 5€ |
Material é composto por:
- 1 Peluche com um fato de banho azul às riscas com um coração vermelho.
- 1 Peluche castanho com as riscas castanhas escuras;
Recomendado a partir dos 3 anos para crianças e adultos.
Objectivo do material:
- Acolhimento;
- Gestão emocional;
- Objecto transitório.
Orientações de utilização:
- Disponível em gabinete para utilização em diferentes momentos mais intensos emocionalmente.
Diferentes Aplicações
Intervenção em Psicologia
O peluche é fundamental para estar disponível num gabinete ou acompanhar a nossa mala terapêutica.
Quando as crianças ou adolescentes falam sobre determinadas temáticas que possam remeter para a família, seja casos de divorcio dos pais, zangas entre familiares, como situações sociais que envolvam amigos ou colegas da escola, é usual agarrarem o peluche para se sentirem acolhidos e protegidos.
É importante que o peluche seja macio e ligeiramente mais pequeno, para estimular o toque e remeter para a sensação de protecção como segurança.
Podemos dar-lhe um nome e ajudar a criança a estabelecer uma relação com o peluche, e de seguida ir realizando a intervenção consoante a problemática que esteja presente.
Utilização Familiar
É um material que poderá trazer alguma serenidade aos pais em diferentes momentos, podendo ajudar a criança a sentir-se tranquila e segura com um amigo que anda sempre na sua mão.
Numa primeira fase é importante que os pais possam dar um nome ao peluche e possam brincar com a criança, para esta manifestar interesse sempre que está com o peluche.
Numa fase posterior pode ser um companheiro para os pais, sempre que precisarem de passar normas e comportamentos que estão a espera que os filhos possam fazer.
A seu tempo será fundamental para a criança que possa acompanhar as horas de sono como nas grandes viagens que a família possa fazer, ajudando a criança a sentir-se acolhida, segura e protegida, actuando como um objecto transitório. Acabando por se tornar um amigo de toda a família!
Boas brincadeiras!