M.I. Peluche

Hoje falamos sobre os Peluches e a importância na vida das crianças!

Nome Peluches
Marca Ikea e Toys r us
Local de compra Ikea e Toys r us
Custo aproximado 1,25€ –  5€

Material é composto por:

  • 1 Peluche com um fato de banho azul às riscas com um coração vermelho.
  • 1 Peluche castanho com as riscas castanhas escuras;peluche

Recomendado a partir dos 3 anos para crianças e adultos.

Objectivo do material:

  • Acolhimento;
  • Gestão emocional;
  • Objecto transitório.

Orientações de utilização:

  • Disponível em gabinete para utilização em diferentes momentos mais intensos emocionalmente.

Intervenção com logo

 

Diferentes Aplicações

 

 

Intervenção em Psicologia

O peluche é fundamental para estar disponível num gabinete ou acompanhar a nossa mala terapêutica.

Quando as crianças ou adolescentes falam sobre determinadas temáticas que possam remeter para a família, seja casos de divorcio dos pais, zangas entre familiares, como situações sociais que envolvam amigos ou colegas da escola, é usual agarrarem o peluche para se sentirem acolhidos e protegidos.

É importante que o peluche seja macio e ligeiramente mais pequeno, para estimular o toque e remeter para a sensação de protecção como segurança.

Podemos dar-lhe um nome e ajudar a criança a estabelecer uma relação com o peluche, e de seguida ir realizando a intervenção consoante a problemática que esteja presente.

peluche (1)

 

Utilização Familiar

É um material que poderá trazer alguma serenidade aos pais em diferentes momentos, podendo ajudar a criança a sentir-se tranquila e segura com um amigo que anda sempre na sua mão.

Numa primeira fase é importante que os pais possam dar um nome ao peluche e possam brincar com a criança, para esta manifestar interesse sempre que está com o peluche.

Numa fase posterior pode ser um companheiro para os pais, sempre que precisarem de passar normas e comportamentos que estão a espera que os filhos possam fazer.

A seu tempo será fundamental para a criança que possa acompanhar as horas de sono como nas grandes viagens que a família possa fazer, ajudando a criança a sentir-se acolhida, segura e protegida, actuando como um objecto transitório. Acabando por se tornar um amigo de toda a família!

 

Boas brincadeiras!