M.I. Livro Gente Gira

Hoje vamos falar do Livro “Gente Gira”!
Nome Gente Gira
Marca Livros Horizonte
Local de compra Livros HorizonteFnacBertrandWook
Custo aproximado  9,52€

O livro contém:Gente Gira Livro

  • O livro inclui três histórias diferentes e com personagens caricatas:
    • Menina Verde;
    • Sr. das Barbas;
    • Sr. Pouca Sorte;

 

Recomendado a crianças entre os 6-9 anos.

 

Objectivo do material:

  • Estimular a imaginação;
  • Possibilidade de momento de partilha entre a criança e o adulto;
  • Trabalha-se a flexibilidade mental – através da associação de características da personagem a situações do quotidiano da criança, de forma engraçada;
  • Trabalha-se a cor;
  • Abordar-se a questão da diferença e aceitação da mesma de forma natural.

Intervenção com logo

 

Diferentes Aplicações

 

Intervenção em Psicologia

A história que possibilita estimular a capacidade de imaginação na criança, recorrendo a várias personagens caricatas e ao quotidiano das mesmas.

A capacidade de criatividade e de imaginação da criança poderão promover competências importantes para as aprendizagens da própria criança, tais como, flexibilidade de raciocínio, capacidade de criar soluções para resolver problemas, fomentar a tranquilidade e facilitar o adormecer.gente gira (1)

Através das tão diferentes personagens e das características atípicas das mesmas, poderá trabalhar-se a aceitação da diferença e naturalização da questão (e.g crianças com alguma deficiência no desenvolvimento; situações de Bullying; baixa autoestima).

Intervenção em Terapia da Fala

A utilização dos contos do livro Gente Gira, potencia o trabalho em áreas da consciência fonológica, podendo paralelamente desmitificar determinadas situações com as crianças, nomeadamente sobre a diferença e a inclusão.

Recorre-se aos contos que representam três distintas histórias, podendo trabalhar os r’s e s’s com o Sr. das Barbas, ao mesmo tempo que na história da Menina verde trabalhamos com mais ênfase os v’s ao longo do conto. Já no último conto sobre o Sr. Pouca Sorte, acabamos por trabalhar com mais detalhe, os p’s e r’s.

Utilização Familiar

 

Para os pais, será interessante poderem partilhar esta história com a criança, estando receptivos que seja a própria criança a conduzir a história.

Será útil ainda para ajudar os pais a perceberem  quão importante é a capacidade de imaginar e de criar da criança!

 

Boa leitura animada!