Hoje vamos falar de um filme já antigo, mas com um impacto forte na magia do dia a dia daqueles meses de 2001.
Sinopse: A história de Amélie Poulain começa logo em infância, a viver com uns pais reservados e ansiosos.
Pouco depois a sua mãe morre, e o isolamento ocorre com mais intensidade.
Para sobreviver ao isolamento, cria um mundo imaginário que povoa a sua mente até ao momento em que a sua vida muda. e por meio da criatividade e no altruísmo, Amélie encontra o amor!
O filme é delicioso por nos relembrar a importância das pequenas coisas, ao mesmo tempo que explora a diferença entre pessoas e as une em prol da sua própria humanidade. É um filme que teve o seu impacto no ano de estreia, por todo o mundo.
Se pode ser usado numa sessão de grupo? Dependerá do grupo e da sua maturidade.
Qual a importância numa intervenção terapêutica?
É o tipo de filme que podemos abordar numa sessão, como sugerir para a sua visualização a determinado momento da terapia.
É um filme que aborda a transformação que Amélie decide dar à sua vida! Fala de decisões ao mesmo tempo que aborda os medos que todos num dado momento da sua vida demonstram! Fala do perdão e da compaixão, e como podemos actuar na transformação do mundo a nossa volta, ao mesmo tempo que este mundo nos cura.
Aborda o poder do amor, quando deixamos de ter medo e permitimos que o outro nos veja para além de nós mesmos!
Por isso é um filme que podemos abordar num dado momento da terapia, excelente para abordar o poder da decisão e da imaginação!
Recomendado para adolescentes com mais de 15 anos, como jovens e adultos que estejam em acompanhamento individual.
Recomenda-se que possa ver e rever, ajuda nas analogias e metáforas que necessitamos de usar, em muitos momentos da terapia!