M.I. Calm Jars / Pote da Calma

É uma ferramenta inspirada no método Montessori e que é bastante utilizada para acalmar as crianças depois de determinada situação de stress.

Nome Calm Jars / Pote da Calma
Marca
Local de compra Modo de fazer em variados sites da internet
Custo aproximado 1€ a 5€

Pode ser construído utilizando os seguintes materiais:

  • Pote de vidro com tampa;
  • 1-2 colheres de sopa de cola gliter;
  • 3-4 colheres de chá de purpurina;
  • 1 gota de corante alimentar;
  • Agua quente.

CALM JAR1

Como fazer

A quantidade de água a ser utilizada varia de acordo com a capacidade do pote. Deve deixar um espaço vazio na parte superior do pote para poder agitar o seu conteúdo.

Coloque no pote a água quente e a cola glitter. Mexa com muita paciência para que o glitter da cola se dissolva na água. Adicione a purpurina e misture novamente. Adicione uma gota de corante alimentar e feche bem a tampa do pote.

Azul é a cor que mais inspira a calma.

Orientações para usar

  • Serve para que as crianças fiquem tranquilas após situação de maior stress ou ansiedade;
  • O pote da calma tem glitter e purpurinas coloridas e basta agitá-lo para criar um efeito  “mágico”. O efeito chama a atenção da criança que, atraída pelo brilho, se concentra no momento presente.

Intervenção com logo

 

 

Diferentes Aplicações

 

Intervenção em Psicologia

Poder-se-á utilizar com qualquer criança ou mesmo adolescente, sendo importante referenciar que com crianças com problemáticas do Neurodesenvolvimento (e.g. P.E. Autismo ou PHDA), é usual apresentar um maior impacto a sua utilização.

No caso de crianças com P.E. Autismo poderá ser útil a estimulação sensorial com o Pote da Calma, sendo importante construir vários diferentes com variadas cores que promovam sensações diferentes.

Será interessante construir, em conjunto com a  criança, Potes da Calma referentes a cada emoção (e.g. amarelo – alegria; verde – nojo; azul – tristeza; vermelho – raiva; lilás – medo);

As suas utilizações após a didáctica, podem remeter ao início de sessão, quando a criança chega muito agitada, será pertinente utilizar, como no final de sessão, após se abordar conteúdos difíceis e angustiantes para a criança, de forma a fechar o ciclo de sessão de forma tranquila.

 

Âmbito Familiar 

Os pais poderão também realizar este tipo de atividade com a criança e recorrer a este material sempre que a criança necessite de se apaziguar e tranquilizar – criar uma rotina – se a criança apresentar necessidade de contenção de determinadas angústias/medos mais intensos ou, mesmo, se estiver numa fase de muitas birras!

Até breve!