Hoje vamos falar de um material de intervenção em Emoções & Pensamentos, que se organiza num formato de livro, e é extremamente útil tanto aos professores, a quem foi recomendado, mas principalmente aos psicólogos que o adaptaram para o seu trabalho individual. Falamos d’A Aventura dos Sentimentos e Pensamentos!
Nome | A Aventura dos sentimentos e dos pensamentos |
Marca | Porto Editora |
Local de compra | Loja Online Porto Editora, Fnac, Bertrand, Wook; |
Custo aproximado | 12,20€ |
O livro de intervenção que apresentamos hoje divide-se em quatro áreas distintas:
- Emoções & Sentimentos;
- Pensamentos;
- Comportamentos;
- Estados
Seguindo a linha cognitiva – comportamental para promover um auto-conhecimento, necessário a cada criança.
Como é ilustrado e respeita a ideia de uma BD – Banda Desenhada, ajuda a compreender com mais facilidade as diferenças e as semelhanças entre os diferentes temas, seguindo um guião.
Recomendado dos 7 aos 10 anos.
Orientações para usar
- Organizar pelas diferentes áreas e adequar a temática da criança.
- Iniciar a utilização do material pela exploração das emoções, na sua explicação como na sua aplicabilidade prática no dia a dia;
- É o tipo de livro que têm vários exemplos práticos ilustrados, que facilitam a sua compreensão rápida.
- No final de cada emoção, é apresentado tanto uma ficha ou dois a três quadrados para serem desenhados as áreas onde a emoção povoa.
- No caso dos pensamentos ou comportamentos, é apresentado no final dos capítulos, de forma a ser consolidado o que as crianças aprenderam.
Objectivos do livro
- Ensinar a didáctica das emoções, pensamentos, comportamentos e estados;
- Diferenciar as emoções primárias dos sentimentos;
- Aplicabilidade em situações exemplos de todas as áreas;
- Reflexão emocional e cognitiva dos comportamentos;
- Desenvolvimento;
- Auto-conhecimento;
Diferentes Aplicações
Intervenção em Psicologia
Muitos dos psicólogos que trabalham com crianças e adolescentes, já reconhecem o livro – material de intervenção. E pode ser utilizado em diferentes fases da intervenção, não sendo relevante usar de forma seguida.
Cada sessão é sempre um desafio diferente e a criança poderá cansar-se do mesmo ao final de algumas sessões, por isso será importante intervalar com outros materiais sobre emoções ajustados a temática a ser trabalhada.
Podemos levar o material para a sessão e ir utilizando consoante as necessidade, contudo como é o tipo de material que apresenta um espaço de elaboração, podemos fazer no livro, contudo acaba por só ser usado por aquela criança, a alternativa recai na utilização de folhas brancas para elaboração das ideias (desenhos) que achamos mais relevantes.
Uma das ideais que poderá ser usada como sugestão é a recomendação da compra do manual pela família, de forma a ajudar aos pais também a reflectirem sobre as suas emoções, pensamentos e comportamentos. Podemos pedir aos pais que possam fazer em casa, alguns exemplos com os filhos após explicarmos a didáctica.
Acabamos por usar os cartões que vieram no livro como forma a ajudar tanto as crianças como os adolescentes a falarem sobre os seus sentimentos, uma vez que o seu discurso pode ficar bloqueado no típico “Não sei!”, “Tudo bem!” ou os tão conhecidos “Nada!” ou “Normal!”. Quando surge o bloqueio, podemos dar o conjunto de cartões e pedir para identificarem o que sentiram em determinada situação, e ajuda-los a fazer a diferenciação emocional do que viveram.
A possibilidade de utilização do material remete também para a reflexão do:
- Eu numa dada situação;
- O outro e a vivência do que sente, pelo:
- Reconhecimento facial;
- Comportamento;
- Discurso oral;
E por isso este material é um excelente meio para aceder as emoções e sentimentos, e dessa forma compreendermos o utente que está a nossa frente.
Nota Latituniense: os cartões após serem plastificados, podem ser usados com os adultos, (após explicarmos que podemos não ter outro material para gestão emocional), e com alguns adultos ajuda mais a compreensão tanto emocional como cognitiva, do que alguns cartões que possam ter caras reais retratadas.
Intervenção em Sala de aula
Este livro a par com outros manuais – Como ser Professor – Competências Básicas 1, 2, 3, 4, do Paulo Moreira da Porto Editora, são excelentes ferramentas tanto para os professores como para os educadores a preparem as suas aulas e actividades que possam abordar a gestão emocional, seguindo algumas das orientações na linha cognitivo comportamental.
Boas intervenções na gestão emocional!