M.I. Livro O Cuquedo

Hoje apresentamos o livro assustador “O Cuquedo”!

Nome O Cuquedo
Marca Livros Horizonte
Local de compra FnacBertrandWookJumbo
Custo aproximado 9,69 – 12,11 €

Sinopse

A história remete para a fuga dos animais perante uma criatura (o cuquedo) aparentemente muito assustadora, mas que ainda ninguém tinha visto! E quando se deparam verdadeiramente com o cuquedo, ninguém o reconhece e lidam com ele como se fosse mais um animal da savana.


Cuquedo Livro
Recomendaçãopartir dos 4 anos.

Orientações para usar

  • É o tipo de histórias para se ler sentados no chão em círculo com o adulto ligeiramente afastado das crianças para folhear as páginas tranquilamente;
  • Ler a história com entoação, principalmente nas alturas do para lá e para cá!
  • Criar suspense quando estiver quase o cuquedo a aparecer;
  • Pedir a alguém que possa atirar o pequeno Cuquedo para o círculo de crianças, ajudando a dinamizar o susto;

O livro permite trabalhar:

  • Nomeação (animais);
  • Memória (através da sequência de animais);
  • Emoções (em especial, o medo);
  • Que o que parece, às vezes não é! – Importância de a criança pensar por si própria.

 

Intervenção com logo

 

Diferentes Aplicações

 

Intervenção em Psicologia

O livro permite trabalhar com a criança a importância do pensar por si própria, para aprender a proteger-se daquilo que os outros lhe possam dizer. À semelhança dos animais da savana, todos viviam amedrontados com o cuquedo, sem sequer o ter visto, apenas acreditaram nos boatos.

Em suma, o medo é, muitas vezes, fomentado pelos outros e é importante para a criança ir desconstruindo com a ajuda do adulto e aprendendo a lidar com o seu sentir.

Cuquedo (2)

A história possibilita ainda trabalhar as competências mnésicas na criança, tendo em conta que existe uma sequência da fuga dos animais.

 

 

Intervenção em Animação Sociocultural e Sala de Aula

É um livro excelente para quando é importante dinamizar uma actividade de leitura em grupo, ajuda as crianças a manter a atenção, tendo em conta que mantém o suspense ao longo da história.

Este tipo de livros é relevante para se explorar a reflexão sobre as acções de todos os intervenientes da história, colocando hipóteses diferentes de forma a desenvolver a resolução de dilemas/conflitos, essencial para as relações humanas.

 

Recomendação Familiar

É um óptimo livro para abordar acerca da temática do medo, podendo ser facilitador ao tema de conversa sobre os medos da criança!

Poderá ajudar também a criança a tranquilizar perante o tema medo, tendo em conta a forma divertida como está construída a história!

Cuquedo

 

Boas intervenções
Boas Leituras!