Hoje apresentamos o músico frânces Yann Tiersen.
Reconhecemos o seu estilo pela banda sonora do filme The fabulous destiny of Amelie Poulain, e aprendemos a ouvi-lo ao piano, na sua melancolia, despertando as emoções em todos os poros.
Nasceu na zona da Bretanha, em Brest em 1970. A sua infância foi passada em Rennes, estudando violino, piano num vertente clássica. Com o crescimento foi aproximando-se do rock, pertencendo à várias bandas durante a década de 90.

Um dos episódios registados na sua biografia remete para a sua clausura no verão de 1993, gravando música com uma guitarra eléctrica, um violino e um acordeão, guiando-se pela sua visão de uma anarquia musical. No final tinha mais de 40 faixas, para o lançamento dos seus primeiros álbuns.
Entre 1993 e 1996, a vida aconteceu e a sua música propagou-se por toda França, acabando por alcançar o reconhecimento nacional com o lançamento do seu terceiro álbum – Le Phare. Também neste trabalho usou o processo de reclusão, acabando por se fechar numa casa alugada perto de um farol e deixando-se influenciar pela magia da costa da Bretanha.
Quando é lançado o filme The fabulous destiny of Amelie Poulain, o seu trabalho é reconhecido mundialmente, acabando por o levar a todos os cantos do mundo.
Podem acompanhar o seu trabalho pelas comunicações que vai deixando no seu site – Journal Yann Tiersen.
Apresentamos aqui algumas das suas músicas, que podem também pesquisar no seu canal do youtube.