Emociona-Te! com Arrival

O que faria na sua vida, se soubesse passo a passo do que iria viver? Viveria na mesma? Tentaria mudar algo? Mesmo se isso envolvesse alguém que amasse com a sua própria existência?

Este é o filme que faz perguntas, não as responde, só nos dá percepções de uma realidade, e num tempo que vai para o futuro, que vai para o passado e fica-se por aquilo que se vive no momento.

 

Sinopse do filme0435585b-a216-4d0c-9d9e-01de8f436d39

 

Chegaram umas naves alienígenas ao planeta Terra, e instalaram-se um pouco por todo o mundo.

Tentam comunicar com os Humanos, contudo a sua forma de comunicar exige um técnico especialista em semiótica para ajudar a descodificação, de forma a compreender se são amistosos ou se estão preparados para atacar.

 

Reflexões filosóficas do filme

O filme aborda a chegada das naves extraterrestres como o dilema maior, contudo a essência do filme é mais profunda porque analisa a questão da linguagem e respectiva semiótica tanto dos visitantes como dos humanos.

Coloca também no mesmo plano a noção de deja vu, que a protagonista vivência no último ano antes deste contacto, sem o compreender na sua totalidade.

arrival-2016-1

E quando terminamos o filme surgem as perguntas que colocamos a nós próprios:

  •  O que faria na sua vida, se soubesse passo a passo do que iria viver?
  • Viveria na mesma?
  • Mesmo se isso envolvesse a morte de alguém que amasse com a sua própria existência?
  • Recusaria o amor, mesmo que fosse por pouco tempo?
  • Mudaríamos alguma coisa, se soubéssemos que poderíamos ser felizes por um curto espaço de tempo?
  • Contaríamos ao outro que sabíamos o que ia acontecer?

É um filme poderoso e muito intenso, recomendado para nos questionarmos e criarmos o tempo necessário para pensar filosoficamente na vida.

 

Recomendações

Intervenção Individual

Este tipo de filmes pode ser recomendado a utentes que possam ter uma capacidade de pensar e reflectir mais elaborada, ou seja, uma maior capacidade de insight sobre si mesmo e sobre o mundo. Uma vez que a história avança e recua no tempo, sendo necessário manter a atenção para compreender toda a história, e fazer o puzzle no final.

arrival-2016-movie-adams-renner-feature-1600x900-c-default

Pode ser recomendado para situações psicológicas de impasse por parte do utente, que não avança nem recua numa decisão, ou mesmo na sua forma de comunicar com o mundo, seja de forma pessoal ou usando as várias formas de comunicação actual – redes, e-mails e telemóveis.

Será importante primeiro recomendar e depois explorar as temáticas que surgiram no momento de visualização para se pensar e reflectir no filme e como o filme é semelhante ao seu momento actual.

 

Intervenção em Grupos

É um filme ligeiramente pesado para alguns grupos, e tendo em conta que há momentos de silêncio, poderá ser ter duas abordagens, ou adesão e atenção até ao final, ou desinteresse total e começarem a falar.

Contudo nunca está totalmente perdido, tendo em conta que poderá ser colocado as perguntas no inicio para orientar a visualização do filme e organizar a compreensão de todas as cenas do filme. 

Arrival 3

Será muito importante abrir o debate com a pergunta:

  • Se vocês soubessem o vosso futuro, mudariam alguma coisa?

E aguardem as reflexões, serão intensas e relevantes do estado emocional e filosófico que o grupo poderá estar a passar.

 

Bom filme e boas intervenções!