M.I. Bébe boneco e biberão

Hoje vamos falar do Bebé boneco recém-nascido e do biberão, como material de intervenção!

Nome Bebé Boneco – Biberão e Copo
Marca N/I
Local de compra  Jumbo, Continente, Toys r us, Deborla(1)
Custo aproximado 9,99 – 23,00 €

A nossa mala lúdica necessita de:

bebé (1)

  • Um bebé boneco recém-nascido;
  • Um biberão;
  • Um garrafa para a água;

Podem ser comprados em separado, e será recomendado que possa ser reajustados a diferentes tamanhos.

Recomenda-se a partir dos 4 a 5 anos.

O material permite trabalhar:

  • Nomeação;
  • Função de cuidar (simbólico);
  • Experimentação de papéis;
  • Empatia.

 

Intervenção com logo

 

Diferentes Aplicações

Intervenção em Psicologia

É através do brincar que a criança desenvolve determinadas competências como, por exemplo, a simbolização, a imaginação e a experimentação de vários papéis.

E é no jogo do faz-de-conta que a criança, ao brincar com o bebé, alimentando-o com o biberão irá desempenhar uma função de cuidadora do outro. Simbolicamente esta função de cuidadora é muito importante, permitindo à criança ir resolvendo algumas angústias e ir apaziguando o seu sentir.

bebé (2)

Promove também a capacidade de colocar-se no lugar do outro (empatia), construindo a noção do que o outro poderá estar a sentir.

Contudo na nossa mala lúdica não nos ficamos unicamente pelo bebé, acabamos por ter também perto o biberão como a copo de água usual nos dia da dia das crianças pequenas.

A utilização destes materiais por crianças que já estejam no 1º ciclo ou adolescência, remetem sempre um desejo de experimentarem uma vez mais a sensação de serem crianças pequenas, ou mesmo para poderem reparar uma vivência que poderá não ter sido ajustada numa fase precoce da sua vida.

Sendo importante deixar acontecer em gabinete, num lugar seguro e protegido, e posteriormente reflectirem em conjunto a necessidade da respectiva vivência.

 

Recomendação Familiar

É o típico brinquedo que se dá a criança, não havendo diferença entre meninos e meninas, uma vez que nos Jardins de Infância facilmente usam nas suas brincadeiras, sem identificarem o género.

Pode ser um material intermédio para ajudar a criança a compreender as funções que os pais necessitam de ter, quando chega um novo irmão, podendo usar o boneco para ensinarem a criança a fazer as mesmas tarefas no boneco, que os adultos fazem no irmão mais novo.

Boas intervenções!