M.I. Frutas

Hoje vamos abordar as Frutas como material de intervenção!

Nome Frutas de plástico / madeira
Marca N/I
Local de compra Jumbo, Continente, Toys r us
Custo aproximado 5 – 10€

Recomendação a partir dos 2 / 3 anos.frutas (2)

Tipo de material:

  • As frutas de madeira são mais duradouras e a criança poderá deixá-las cair sem se partir ou danificar;
  • As frutas de plástico não são tão duráveis, mas são maleáveis e, no caso, das crianças mais novas, poderá ajudar a desenvolver a motricidade na mão e a coordenação mão-olho.
  • É importante o tamanho pequena numa proporção semelhante à imagem, de forma a ser facilmente agarrado pelas mãos das crianças mais pequenas, sem estarem sempre a cair.

O material permite trabalhar:

  • Nomeação (frutas);
  • Memória (através de sequências inventadas de frutas);
  • Experimentação, pelo brincar, das suas rotinas enquadradas na sua dinâmica familiar (e.g. refeições).

 

Intervenção com logo

 

Diferentes Aplicações

 

Intervenção em Psicologia

É através do brincar que a criança desenvolve determinadas competências como, por exemplo, a simbolização, a imaginação, a experimentação de vários papéis e rotinas, e a criação de soluções para resolver os problemas com os quais se vai deparando.

Em intervenção, o adulto poderá dar liberdade à criança para poder escolher, de entre os vários materiais da mala ludo. E, perante os materiais referentes a uma refeição, em particular as frutas, o adulto poderá deixar-se guiar pela dinâmica da brincadeira que a criança vai construindo. Assim, a criança vai fantasiando e replicando a sua própria rotina da refeição, podendo fazer de “mãe” ou de “pai”, num “faz-de-conta”!

Através da experimentação de papéis, a criança vai construindo a sua representação na família, bem como, o papel de cada elemento da mesma.

frutas (1)

 

Recomendação Familiar

É o tipo de material que pode ser comprado para estarem a ser usados ao longo dos anos,  passando por várias faixas etárias, independente do género.

Pode ser usado para recriar a rotina dos adultos, tanto seja numa casa como estar numa loja ou mercado a vender, podendo ser um brinquedo para ser usado por mais que uma criança.

Neste ponto pode ser sugerido criarem as bancas de venda (recorrendo ao cartão para montarem uma semelhante), como usarem numa cozinha de brincar.

 

Boas intervenções e brincadeiras!