Nos dias que correm é importante ser trabalhado com alguns utentes como famílias, a possibilidade de fazerem materiais que possa criar pontes para momentos de reflexão!
O Renato Paiva no seu livro, apresenta a ideia do quadro das preocupações, partilhando as coisas que vão preocupando cada um dos membros da família, e ser encontrado um momento para reflectirem em conjunto sobre formas de ultrapassar.

Será importante também ser trabalhado com as famílias a potencialidade da organização da rotina do dia a dia num quadro ou de cortiça ou magnético, de forma que possa ser pensado as várias áreas que cada família, coordenando:
- As tarefas de cada membro da família;
- Os acontecimentos ou eventos tanto dos filhos como dos pais;
- Horários de cada um;
- Listas das compras para casa;
- Mensagens ou recados para cada um;
- Lema do dia/semana;
- Elogio da semana a cada um;
- Emoções sentidas ao longo da semana;
- Problemas pessoais/sociais ou temas que gostariam de falar.
Entre outros pontos que possam ser relevantes para cada família. Recomenda-se o uso de cores diferentes como animações com desenhos ou pequenos apontamentos que possam humanizar a planificação e sentir como especial e única.
No dia-a-dia, obriga-mo-nos a manter a memória sobrecarregada com informação, tarefas, emoções, eventos, responsabilidades ao mesmo tempo que necessitamos de gerir vários dilemas que surgem.
Colocarmos toda a informação num painel que possa estar acessível a todos, será uma forma de ajudar a organizar a dinâmica familiar, evitando sentimentos de culpa e desilusão que surgem por dificuldades em manter uma memória activa e atenta aos ínfimos pormenores e alterações que vão surgindo a cada dia que passa.
Também é uma forma de promover, que cada utente consiga compreender as várias frentes que têm activas, aumentando a consciência da sua realização, como definindo alguns limites do que se sente capaz de fazer e do que poderá ser um exagero tanto individual como familiar.
A visualização da planificação familiar ou pessoal num quadro na parede é promotor numa fase inicial de organização e gestão de tempo.
Será importante alertar que todos os planos tem falhas, como todas as planificações, por isso poderá ser considerado de forma a aliviar a pressão que possa ser exercida em determinados momentos.
Boas intervenções