T.I. Quadros de Reflexão

Nos dias que correm é importante ser trabalhado com alguns utentes como famílias, a possibilidade de fazerem materiais que possa criar pontes para momentos de reflexão!

O Renato Paiva no seu livro, apresenta a ideia do quadro das preocupações, partilhando as coisas que vão preocupando cada um dos membros da família, e ser encontrado um momento para reflectirem em conjunto sobre formas de ultrapassar.

imagens soltas2 (9)

Será importante também ser trabalhado com as famílias a potencialidade da organização da rotina do dia a dia num quadro ou de cortiça ou magnético, de forma que possa ser pensado as várias áreas que cada família, coordenando:

  • As tarefas de cada membro da família;
  • Os acontecimentos ou eventos tanto dos filhos como dos pais;
  • Horários de cada um;
  • Listas das compras para casa;
  • Mensagens ou recados para cada um;
  • Lema do dia/semana;
  • Elogio da semana a cada um;
  • Emoções sentidas ao longo da semana;
  • Problemas pessoais/sociais ou temas que gostariam de falar.

Entre outros pontos que possam ser relevantes para cada família. Recomenda-se o uso de cores diferentes como animações com desenhos ou pequenos apontamentos que possam humanizar a planificação e sentir como especial e única.

No dia-a-dia, obriga-mo-nos a manter a memória sobrecarregada com informação, tarefas, emoções, eventos, responsabilidades ao mesmo tempo que necessitamos de gerir vários dilemas que surgem.

Colocarmos toda a informação num painel que possa estar acessível a todos, será uma forma de ajudar a organizar a dinâmica familiar, evitando sentimentos de culpa e desilusão que surgem por dificuldades em manter uma memória activa e atenta aos ínfimos pormenores e alterações que vão surgindo a cada dia que passa.

Também é uma forma de promover, que cada utente consiga compreender as várias frentes que têm activas, aumentando a consciência da sua realização, como definindo alguns limites do que se sente capaz de fazer e do que poderá ser um exagero tanto individual como familiar.

A visualização da planificação familiar ou pessoal num quadro na parede é promotor numa fase inicial de organização e gestão de tempo.

Será importante alertar que todos os planos tem falhas, como todas as planificações, por isso poderá ser considerado de forma a aliviar a pressão que possa ser exercida em determinados momentos.

 

Boas intervenções

 

 

Referências Bibliográficas
Desenvolva as inteligências do seu filho – Renato Paiva – Manuscrito