Hoje apresentamos como material de intervenção os Cartões de Legumes e Frutas!
Nome | Cartões – Legumes e Frutas |
Marca | Marca Branca |
Local de compra | Toys r us, Lojas de retalho |
Custo aproximado | 2,99€ |
Recomendação
- Recomendado para crianças dos 3 – 5
- (nomeação/ articulação/ memória);
- Recomendado para crianças dos 6 – 8
- (leitura e escrita/ construção de frases);
O material permite trabalhar:
- Conceitos – Alimentos;
- Nomeação;
- Associação imagem-palavra;
- Associação a categorias dos alimentos;
- Articulação;
- Memória;
- Atenção;
- Este baralho pode ser usado na vertente inglesa;
Diferentes Aplicações
Intervenção em Terapia da Fala
É o material ideal para ser utilizado para nomear os alimentos, descrever ou adivinhar o alimento pela descrição das suas características (fornecidas por outra pessoa).
Será também útil na categorização (alimento-categoria) como, por exemplo, o pêssego integra a categoria das Frutas.
Para crianças em idade escolar poderá ser útil para a construção de frases com os vários alimentos, podendo ser a própria criança a criar de forma criativa a sua frase/história.
Psicologia
Este conjunto de cartões é excelente para associar a imagem – palavra, contudo as crianças avançam de uma forma consistente, quando associamos frutas e legumes reais, seguindo a metodologia de Montessori.
Dessa forma, permite-se a interiorização do conceito, bem como, a utilização da memória com o objectivo de se tornar mais tarde recursos da rotina diária.
Recomendação Familiar/ Educadores de infância
Quem segue os vários grupos tanto de pais como educadores de infância, nas diferentes redes sociais, reconhece o material como ferramenta de estimulação de vocabulário e categorização, numa metodologia Montessori.
Pode ser usado em contexto individual, a pares ou pequenos grupos até 3-4 crianças de cada vez, quando se trabalha um fruto de cada vez.
Num contexto em que seja necessário a estimulação de um grande grupo, poderá ser feito da seguinte forma – frutos e legumes verdadeiros em cima de uma mesa central, os cartões são distribuídos pelos lugares das crianças, e cada uma delas vai buscar à mesa o alimento que saiu na distribuição.
Pede-se que a criança o apresente ao grupo, dizendo o nome, se é fruto ou legume, a cor, o cheiro, a ideia de sabor. Depois vai colocar na cesta ou dos legumes ou das frutas.
Boas intervenções!!