Hoje apresentamos o livro “Por favor, Leonor!”.
Nome | Livro “Por favor, Leonor!” |
Marca | Livros Horizonte |
Local de compra | Wook , Fnac, Bertrand, Livros Horizonte |
Custo aproximado | 7 – 10 € |
Recomendado para crianças desde os 5 anos e pré-adolescentes.
Sinapse:
A história refere-se à temática dos irmãos e às questões inerentes que vão surgindo e dificultando por vezes a comunicação.
Em particular, o livro apresenta duas personagens, a Leonor e o irmão mais velho, tendo este sido confrontado com a presença constante da irmã em tudo o que fazia, não lhe dando espaço para estar sozinho. Contudo, quando menos espera a situação altera-se e ele começa a sentir a preocupação e a perceber quão importante é a irmã na sua vida.
O livro permite trabalhar:
- Sentimentos e emoções como a raiva e o medo;
- Importância do papel do irmão mais velho vs papel do irmão mais novo;
Diferentes Aplicações
Intervenção em Psicologia
Este livro potencia a reflexão das dificuldades que surgem, quando se tem um irmão mais velho/mais novo, como a importância do seu papel. Podemos explorar sobre os ensinamentos que o irmão mais velho pode ensinar, como o papel que poderá ter ocupar face aos irmãos mais novos.
Uma vez que o livro apresenta a visão da relação dos irmãos, é importante reflectir com os pais a sua exigência face ao esperado de cada um dos filhos, de forma a promover alguma equidade entre irmãos.
Intervenção em Terapia da Fala
Esta história poderá ser utilizada para se trabalhar a interpretação e as questões relacionadas com a comunicação eficaz ou não e de que forma é que poderemos ultrapassar estas dificuldades comunicacionais.
Recomendação Familiar ou Escolar
Recomenda-se a utilização em contexto escolar para trabalhar o papel dos irmãos e a reflexão sobre o impacto da comunicação, a par da estimulação da leitura.
Sugestão para os Pais:
Será interessante os pais partilharem os seus exemplos enquanto filhos mais novos ou mais velhos e as suas experiências, fomentando assim, a reflexão e compreensão na criança perante o seu próprio sentir.
Boas intervenções!!