Como poderíamos sentir se todas as semanas tivéssemos de dormir num quarto diferente ou se a cada 3 dias tivéssemos de estar numa casa diferente?
Sinopse do Filme
Bastian é um adolescente de 13 anos que tem 3 meios irmãos, duas primas e um irmão do seu meio irmão.
A cada 3 dias dorme numa casa, na casa da mãe, na casa do pai ou na casa da avó materna.
E leva tal como os irmãos e primas leva a mochila de muda de casa para a escola!
Confusos?
Pois bem, esta é a premissa do filme! A confusão e cansaço que estas crianças vivem sempre que precisam de mudar de casa! Será que vai ficar assim?
Reflexões do Filme
Nos dias que correm é usual os casais divorciarem-se, fazerem os seus lutos e retomarem as suas vidas amorosas. Até este ponto é natural e pacifico.
Tudo muda quando há filhos, e as complicações aumentam quando os filhos são fruto de diferentes relações. Não se fala do afecto e do amor que efectivamente as crianças possam ter de todos estes adultos que passam pelas suas vidas, mas de algo mais estruturante para o seu crescimento que é a rotina da criança!
É natural que algumas crianças possam sentir-se cansadas e desmotivadas quando se sentem na obrigação de mudarem do seu canto para irem para outros espaços!
E surge por parte dos adultos a necessidade de compreensão face aos tempos de luto e reorganização emocional da criança, uma vez que, em algumas situações a criança alimenta secretamente a possibilidade dos pais reatarem, ou pais e os actuais companheiros.
Recomendações
Intervenção individual
É o filme que podemos recomendar a utentes adultos que possam estar em processo de divórcio, como a pais que acompanhem as suas crianças nas consultas de psicologia.
Ajuda a compreender com algum humor as dificuldades emocionais que as crianças e adolescentes passam.
Um outro aspecto a se explorar com o filme passa pela simplicidade dos pedidos dos filhos:
- Passarem algum tempo de qualidade com os pais;
- Sentirem que são motivo de orgulho;
- Fazerem parte da família, seja ela qual for;
- Compreenderem que não são um estorvo para os adultos;
Em sessão, tanto individual como em sessões de pais em casos de acompanhamento infantil/adolescência, será importante explorar estes pontos após a visualização do filme e reflectir em soluções e estratégias que possam ajudar a minorar o sofrimento de todos e estabelecer pontes para o diálogo parental.
Intervenção em Grupo
É um filme excelente para ser apresentado numa sessão de grupo, que possa ter como temas:
- Amar ambos os pais, sem necessidade de escolher um;
- Adultos e emoções;
- Negociação e respeito entre crianças e adultos;
- Compreensão por parte dos adultos sobre as necessidades das crianças e adolescentes;
- Saber escutar e estar atento;
- Resolver dilemas difíceis com soluções criativas;
Depois do filme abrir a assembleia e discutir o filme, deixando espaço para a partilha de alguns filhos face às dificuldades que sentem na sua situação particular.
Estes momentos em grupo são sempre muito intensos, uma vez que existe uma postura de exposição ao outro sobre alguns dos seus dilemas interiores e as dificuldades que sentem quando percepcionam que são ignorados.
É importante que nestas alturas o tom de voz possa ser mais acolhedor por parte do adulto, e seja naturalizada a possibilidade do choro no momento da partilha ou reflexão.
Afinal de contas é o espaço ideal para se explorar e partilhar as competências associadas a empatia pelo outro.
Boa visualização!