Hoje apresentamos o Gang dos Frescos – cartas de receitas saudáveis que foram sendo coleccionadas e trocadas pela criança e respectivas famílias.
Nome | Gang dos Frescos – Cartas de Receitas |
Marca | Lidl |
Local | Supermercado Lidl |
Custo aproximado | Oferta de 2 cartas por cada 10€ de compras |
Recomendado dos 5 aos 99 anos.
Descrição do material
120 receitas divididas em 6 categorias:
- Pequeno-Almoço
- Almoço
- Jantar
- Entradas
- Sobremesas
- Lanches
O material permite trabalhar:
- Introdução das medidas de peso e volume;
- Medição e contagem dos ingredientes para a elaboração das receitas;
- Identificação das categorias dos alimentos e compreensão da roda dos alimentos e as doses recomendadas;
- Diferenciação dos diferentes alimentos consoante a sua classe, valor nutritivo, cor, tamanho;
- Memória e Atenção;
Diferentes Aplicações
Intervenção em Psicologia e Terapia da Fala
Quando surgem estes baralhos para completar, que vão saindo gradualmente com as compras familiares, surge nos adultos a vontade de coleccionar as cartas e completar o baralho.
Este processo simples que surge do acto de coleccionar, promove vários aspectos como a gestão emocional que varia entre a surpresa, alegria e desilusão.
Promove competências sociais como o processo de negociação que inicia com a apresentação das cartas, identificação das repetidas que são colocadas num baralho de troca, negociação do número de cartas que podemos trocar pelos números que faltam, fechando com a satisfação de ter conseguido as cartas que estariam em falta.
Promove a leitura e compreensão da informação de forma estruturada, como ajuda a fácil memorização de algumas receitas para utilização na rotina do dia-a-dia.
Ajuda a organização por categorias, cores, números e pelos bonecos, ao nível da nossa memória de trabalho.
Recomendação Familiar
É o tipo de material que podemos recomendar aos pais e avós que se tornam cúmplices neste desafio de guardar as cartas que vão sendo dadas nas compras.
Ajuda a promover a paciência pela espera de sair o número que falta, como a desenvolver a gestão emocional face as diferentes cartas que vão saindo repetidas.
É um tempo de troca de experiências entre pais/avós e filhos/netos que ajuda a encontrar pequenos desafios para o dia-a-dia para além da rotina escolar, brincando e ensinando conteúdos saudáveis pela confecção dos pratos que vão sendo sugeridos.
Desta forma, passamos o tempo ao mesmo tempo que damos ferramentas para o futuro, quando as crianças já forem mais autónomas.
E tudo isto com um baralho de cartas!
Boas intervenções!!