Hoje apresentamos o livro Baltasar O grande!
Uma deliciosa história da viagem de regresso de um urso à sua terra natal!
Nome | Baltasar O Grande |
Editora | Orfeu Negro |
Local de compra | Orfeu Negro, Wook, Fnac, Bertrand |
Custo aproximado | 5,96 € |
Recomendado para crianças desde os 5 anos aos 12 anos.
Sinopse
O Baltasar era o MELHOR urso violinista do mundo. Chamavam-lhe BALTASAR, O GRANDE!
Um dia, é libertado do circo e inicia uma longa viagem. Diz adeus aos velhos amigos, visita novos lugares e faz novos amigos também. Mas a viagem é longa e os dias estão cada vez mais frios… Conseguirá o Baltasar encontrar o caminho até casa?
O livro permite trabalhar:
- Gestão emocional;
- A ideia da saudade;
- Espírito de aventura;
- A importância do regresso à casa;
- Viajar e Regressar;
- A disponibilidade para conhecer o outro;
Diferentes Aplicações
Intervenção em Psicologia e Terapia da Fala
É o recurso que podemos usar, em Psicologia, para trabalhar a emoção da tristeza, nas suas diferentes tonalidades – melancolia, desconsolo, desânimo, abatimento, apatia, solidão.
A importância do parar e reflectir, para ajudar a estruturar o caminho que precisamos de fazer na nossa vida e a quem podemos pedir ajuda.
Podemos ajudar a criar um local na nossa imaginação que permita à criança fazer uma viagem simbólica sempre que se sinta deslocado ou desajustado com alguma situação ao seu redor. É uma forma de criarmos recursos para a criança usar e se tornar resiliente, quando se depara com alguns contextos mais intensivos emocionalmente.
Podemos usar o livro numa sessão de Terapia da Fala, para trabalhar no âmbito da linguagem, articulação, consciência fonológica recorrendo ao tema das viagens e ambientes exóticos para relacionar com os animais que possam existir nos países escolhidos.
Recomendação Familiar ou Escolar
É o livro que podemos ter por casa como por uma sala do pré escolar, podendo usar para trabalhar as diferentes temáticas:
- Viagens;
- Animais e os seus Habitat’s e alimentação;
- Países e as suas culturas;
- Emoções associadas à família da tristeza;
- A importância de protegermos os ursos e o Polo Norte;
Posteriormente podemos associar a história às várias actividades exploratórias tanto no âmbito cognitivo (procurar a informação nas enciclopédias, internet), sensorial (associar à texturas, temperaturas, ambientes).
Explorar emocionalmente momentos em que tenham sentido as emoções e sentimentos associados à tristeza como melancolia, desconsolo, desânimo, abatimento, apatia, solidão, e pensar em formas de elaborar a emoção de maneira a diminuir o seu impacto.
Boas intervenções!!