Qual o poder da palavra?
“A escrita gráfica. palavra por palavra, é a palavra que veicula a ideia e não a ideia que veicula a palavra!”
Sinopse do Filme
Neïla de origem argelina, decide tornar-se advogada, inscrevendo-se para isso na Universidade Panthéon-Assas, em Paris.
Um dia, chega atrasada à aula de Pierre Mazard, um controverso professor, e este repreende-a fortemente, com recurso a insultos racistas.
Isso leva a que os colegas de Neïla se queixem à direcção.
O presidente da universidade obriga Mazard a treinar a aluna que maltratou para uma competição de oratória.
Reflexões do Filme
É um filme que tem como plano de fundo o estudo e desenvolvimento da arte de argumentar, usando a dialética erística – 38 estratagemas de como ganhar um debate por Artur Shopenhauer.
A possibilidade de argumentar com alguém garantindo o respeito do outro como igual, não é usual, muitas vezes vamos usando os vários estratagemas de forma a garantir que o nosso ponto de vista possa ter algum crédito.
E nesse sentido este filme retrata e explora o poder da palavra e o impacto quando é dita e usada para influenciar uma sociedade.
Algo tão simples, mas suficientemente forte para incendiar a vontade de um povo!
Recomendações
Intervenção individual
É um filme que podemos recomendar para visualização de forma a explorar alguns casos em que o tipo de argumentação do outro possa ser abusivo e originar focos de pressão na rotina do utente.
Podemos sugerir a possibilidade do utente estudar devidamente a dialética erística, para depois ajudar a identificar quais os estratagemas que são usados contra si.
Como também usar alguns estratagemas para ajudar a desconstruir algumas ideias mais rígidas e fixas sobre determinadas temáticas. Será sempre importante explicar a utilidade desta desconstrução para promover um maior conhecimento de si mesmo.
Alguns que podemos usar num contexto de intervenção:
- Expansão;
- Homonímia subtil
- Mudança de modo
- Perguntas em desordem
- Encolerizar o outro
- Perguntas em ordem alterada
- Anulação do paradoxo
- Várias modalidades do argumentum ad hominem
Em algumas sessões podemos promover um role play para promover o desenvolvimento das competências no âmbito da argumentação, usando temas bizarros ou simples como “Qual a razão por que as árvores são castanhas e verdes?”. E colocar o utente a experimentar as diferentes possibilidades de argumentação. Ajuda bastante a colocar-se no papel do outro.
Intervenção em Grupo/Equipas
É o filme que podemos promover a par com o estudo da Dialética erística de Artur Shopenhauer, para construirmos uma assembleia de debate!
Ajuda a desenvolver o pensamento crítico como a capacidade de argumentar e desconstruir o argumento do outro, permitindo ao mesmo tempo a gestão emocional na forma como se dirige e comunica com o outro mantendo a calma e o respeito do adversário!
Desta forma criamos a base para uma assembleia rica em debate e desenvolvimento de competências socioemocionais.
A palavra é o veículo da ideia!
Boa visualização e boas práticas!