Hoje apresentamos o livro O Rato Renato está sempre atrasado! E agora como o ajudamos a ultrapassar esta situação?
Nome | O Rato Renato está sempre atrasado |
Marca | Livros Asa |
Local | Fnac, Bertrand, Wook, Jumbo |
Custo aproximado | 4,20€ |
Recomendado dos 4 aos 12 anos.
Sinopse
Tal como qualquer criança, o Rato Renato, às vezes, tem dificuldades em se organizar para chegar a horas aos vários locais. Mas a sua mãe sabe muito bem o que fazer nessas situações e nunca se cansa de o ensinar a ser um ratinho bom e obediente.
O material permite trabalhar:
- Horários e compromissos;
- Sentimentos e emoções;
- O significado do respeito pelos outros e seu precioso tempo;
- Empatia.
Diferentes Aplicações
Intervenção em Psicologia
Nos dias que correm é muito importante ensinar horários aos mais pequenos, e surgem as dúvidas de como fazer adequadamente. Contar a história como o Rato Renato pode ajudar neste processo.
Primeiro é importante reconhecer as dificuldades que podem surgir nestas situações de conciliar:
- O nosso tempo vs tempo alheio;
- Chegar a horas e assumir os compromissos que agendamos;
- O que precisamos de levar connosco quando quando saímos de casa;
- O tempo das viagens até ao local final (escola, trabalho, casa, outro local);
- Os atrasos que podem surgir nos percalços do caminho;
Depois é importante ajudar a criança a reconhecer a importância de prever e antecipar algumas situações, ensinando calmamente a gerir o seu dia.
Podemos elaborar um horário escolar num tamanho A4/A3 para ajudar a identificar as diferentes aulas (JI, 1º,2º,3º Ciclo e Secundário), como os horários e destinos por onde poderá passar antes de terminar o dia. É importante recorrermos a diferentes cores para ajudar a diferenciar como também podemos associar bonecos autocolantes (para as crianças mais pequenas) com as diferentes actividades diárias.
Em caso de percebermos que é muito importante ajudar a criança e a família a interiorizar uma adequada gestão de tempo, podemos elaborar um quadro em 3D, recorrendo à vários materiais como o feltro e velcro, tornando-se um material mais interactivo e possível de ser ajustado à rotina diária.
Recomendação Familiar e Pré-escolar
É excelente para dinamizar a importância dos horários no dia-a-dia, como a partilha dos vários episódios em que ficaram a espera como deixaram os outros a espera.
Explorar como se sentiram quando o outro se atrasou, e se isso influenciou a sua forma de relacionar com essa pessoa. Se quebrou a sua confiança!
Promover desta forma a tomada de consciência que um atraso sucessivo, quando não avisado pode ter um grande impacto na forma como os outros nos olham e nos respeitam, influenciando as relações da nossa vida.
Boas intervenções!!