M.I. – Livro Rato Renato “Vou ficar zangado para sempre!”

Hoje apresentamos o livro O Rato Renato “Vou ficar zangado para sempre!”. Será que vai?

Nome Rato Renato “Vou ficar zangado para sempre!”
Marca Edições Asa
Local Wook
Custo aproximado 6 – 7€

Livro_Rato Renato Vou ficar zangado para sempreRecomendado dos 3 aos 7/8 anos.

Sinopse

Quando a emoção da raiva surge, o Rato Renato pensa que irá ficar zangado para sempre, tendo dificuldade em mandá-la embora. Mas, com a ajuda da sua família, ele vai percebendo que não serve de nada ficar para sempre zangado e que é muito mais divertido aproveitar o dia!

 

O material permite trabalhar:

  • Emoções;
  • Estratégias para lidar com a raiva;

 

Imagens Rectangulares

 

 

 

Diferentes Aplicações

 

 

Intervenção em Psicologia

É difícil lidar com a raiva e, em intervenção, este é um bom material para se abordar a temática das emoções e ajudar a criança a conseguir identificar os vários estados da zanga e raiva como criar ferramentas para gerir e manda-la embora, quando esta a destabiliza.

Livro_Rato Renato Vou ficar zangado para sempre1Assim, poder-se-á aproveitar este material para se pensar em possíveis estratégias/truques que a criança poderá utilizar em alguns momentos, de forma a sentir-se mais tranquila.

 

Familiar e Pré-escolar

É um bom recurso para pais e educadores poderem recorrer sempre que pertinente para ajudar a criança a pensar que, tal como o Rato Renato, não conseguem ficar zangados para sempre, tendo a possibilidade de evocar situações em que já se sentiram zangadas.

Livro_Rato Renato Vou ficar zangado para sempre2

Sugestão: Num momento de raiva da criança, os adultos poderão, à semelhança da família do Rato Renato, experimentar fazer uma atividade em que coloquem a criança à vontade para quando quiser poder participar. Entretanto, os restantes membros da família continuarão a atividade, sem reforçar o comportamento que manifesta a zanga (raiva).

Geralmente, a criança passado algum tempo acaba por se acalmar e sentir vontade de incluir a atividade!

No entanto, será importante antes ajudar a criança a dar nome à emoção que está a sentir e fazê-la sentir-se compreendida; dar-se espaço e tempo para a mesma se poder tranquilizar e se necessitar do adulto ele estará lá para a ajudar.

 

Boas intervenções!!